20 de setembro de 2025
Salvador

Prefeitura promove capacitação para transportadores escolares sobre cuidados com crianças atípicas

Fotos e texto: Ascom Semob

Para marcar o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), realizou, na manhã deste sábado (20), uma capacitação para transportadores escolares sobre como conduzir crianças atípicas e oferecer um serviço qualificado e humanizado. Cerca de 80 profissionais participaram do encontro.

O secretário de Mobilidade, Pablo Souza, destacou a importância da ação para a categoria. “Essa metodologia faz parte de uma iniciativa do Laboratório de Mobilidade (Mobilab), que tem como propósito a atualização de marcos normativos, simplificação de procedimentos, estratégia de comunicação e mobilização de parcerias com oficinas de participação e escuta ativa”, destacou.

A diretora de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Daiane Pina, ministrou uma palestra sobre autismo. “O transportador precisa entender cada criança para prestar um serviço melhor e mais adequado à condição de cada uma”, explicou. Os participantes aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas e compartilhar situações vividas no dia a dia.

Para Simone Rosas, representante dos transportadores escolares, a capacitação ajudou a categoria a lidar melhor com as crianças que necessitam de atenção especial. “Muitas vezes, o transportador achava que determinadas reações eram ‘birra’, e agora temos uma outra visão e podemos aprender a como lidar com crianças do espectro autista”, pontuou.

A capacitação contou ainda com uma dinâmica realizada pela gerente de projetos e especialista em acessibilidade Thamyres Azevedo e pelo diretor de planejamento da Semob, Diogo Pires, onde os participantes puderam sugerir ideias para servir de direcionamento para novas ações da pasta para a categoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *