Smed promove palestras em comemoração ao Dia Municipal da Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Em comemoração ao Dia Municipal da EJA, celebrado em 19 de setembro, a Secretaria Municipal da Educação (Smed) promoveu palestras e ações culturais no Centro de Formação Emília Ferreiro. As homenagens aconteceram também nas escolas que desde o início da semana realizaram eventos para comemorar a data.
Na primeira palestra realizada na quarta-feira (17), ministrada por Carlos Eduardo Santana, coordenador de Relações Étnico Raciais da Smed, a temática abordada foi Educação Antirracista. “A ideia é trazer contribuições sobre a formação Étnico Racial, dos nossos estudantes e como os educadores(as) podem utilizar estratégias antirracistas para o fortalecimento da auto estima dos estudantes, na EJA”, pontuou Eduardo.
Conforme Santana, é importante que o educador tenha o olhar sensível, pois precisará entender que sua ação, em sala de aula, também é um ato de reparação histórica. “O estudante da EJA é fruto de história de negações/dificuldades desde os séculos passados. Portanto, o olhar sensível do educador deverá atentar para essa possibilidade de reparação”, acrescentou.
A vice-gestora Sônia Regina Carvalho, da Escola Municipal D. Pedro I, compartilhou relatos das ações desenvolvidas na unidade com estudantes da EJA. “O Projeto Leitores e Contadores de História como temática principal das questões étnico-raciais, tendo como princípios o protagonismo dos alunos, abordagens pedagógicas que fortalecem a autoestima e confiança dos estudantes, desconstrução de estereótipos e valorização da diversidade cultural e reconhecimento da importância das contribuições afro indígenas para a formação da nossa identidade”, completou.
Na sexta-feira (19) a professora Cíntia Carmo, da Escola Municipal Nossa Senhora dos Anjos compartilhou relatos sobre a experiência de lecionar numa sala de aula composta 90% por estudantes com deficiência. “Apesar de ter vasta experiência, não deixa de ser desafiador alfabetizar adultos com deficiência. Mas é muito gratificante, temos que acreditar que são capazes, conquistá-los e principalmente ter muito afeto”.
“Enfrentando o Capacitismo na Escola” tema abordado por Eunice Uzeda, Mestra em Educação e técnica da Gerência de Inclusão e Diversidades da Smed. Ela explica que é preciso assegurar que cada estudante com deficiência tenha condições reais de permanecer, participar e se desenvolver plenamente. “Isso demanda uma transformação profunda na forma de compreender a deficiência e convoca a escola a revisar continuamente suas práticas, contextos, linguagens e atitudes, de modo a valorizar a diversidade. Combater o capacitismo não significa apenas rejeitar a exclusão, mas, sobretudo, fortalecer uma cultura de acolhimento, em que ensinar e aprender sejam experiências possíveis, dignas e transformadoras para todos”, explica Uzeda.
Dia da EJA nas escolas
Escola Municipal Lélis Piedade – Confecção e exposição de cartazes, bingo, exposição dos trabalhos, jantar e premiação.
Escola Municipal Olga Benário – Roda de Conversa, Dinâmica “Oque vemos em nosso bairro”, Oficina de Escrita e Feira de arte, cultura e oficinas de música.
Escola Municipal Hildete Lomanto – Varal Literário, Olimpíada, Roda de Conversa, Culminância do Projeto Meio Ambiente.
Escola Municipal Nossa Senhora dos Anjos – Gincana de Matemática, Construção de Mural: Conhecendo Paulo Freire, Circuito Esportivo.
Escola Municipal Martagão Gesteira – Círculo de Leitura, Contação de Histórias, Cine Debate, Oficina de Argila.
Escola Municipal Professor Alexandre Leal – Exposição Varal dos Cordéis, Exposição de Maquetes, Apresentação de Coral, Cinema na Escola.
Escola Municipal Visconde de Cairu – Palestra com Fisioterapeuta, Oficina de Artes, Oficina Literária, Gincana e Cinema.
Escola Municipal da Engomadeira – Atividades diversas durante a semana, Noite de Gala com jantar e baile sexta-feira (19).
Matrículas
A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino que representa inclusão, transformação e a garantia do direito à educação em todas as fases da vida. A EJA abre portas para que jovens, adultos e idosos possam continuar seus estudos, reafirmando que nunca é tarde para aprender e conquistar novos caminhos.
A Rede Municipal disponibiliza 84 unidades de ensino que ofertam o segmento. O público alvo são jovens, adultos e idosos que desejam retomar os estudos no turno noturno. A inscrição para pleitear vagas deve ser feita preferencialmente por meio virtual, através do site da Smed (educação.salvador.ba.gov.br) ou em qualquer unidade de ensino municipal. A efetivação da matrícula se dará em tempo oportuno para os estudantes cadastrados que foram contemplados pela distribuição eletrônica de vagas.
O post Smed promove palestras em comemoração ao Dia Municipal da Educação de Jovens e Adultos (EJA) apareceu primeiro em Secretaria Municipal da Educação.