23 de setembro de 2025
Politica

Maioria dos brasileiros desconhece saúde digital, mas quem usa aprova os serviços

A maioria dos brasileiros desconhece a saúde digital, mas quem usa os serviços têm avaliação positiva, segundo levantamento da Nexus obtida pela Coluna do Estadão. A pesquisa ouviu a percepção da população sobre tecnologias como telemedicina, aplicativos de saúde, consultas online e diagnósticos à distância.

O resultado mostra que apenas 2% conhecem muito bem os serviços de saúde digital; 8% conhecem bem; 25% conhecem um pouco; 37% ouviram falar, mas não sabem como funciona; 26% nunca ouviram falar; e 1% não souberam ou não responderam.

De acordo com a Nexus, que fez a pesquisa a pedido do Sesi, há um maior conhecimento sobre saúde digital entre pessoas de maior renda (20%), com nível superior de escolaridade (24%) e mais jovens (14%).

Impacto da saúde digital no acesso aos serviços de saúde

A percepção de 28% dos que usam a saúde digital é que o acesso aos serviços é facilitado dessa forma; outros 28% consideram que facilita um pouco; 12% acham que não faz diferença; 8% afirmam que dificulta um pouco; 10% dizem que dificulta muito; e 14% não souberam ou não responderam.

Em relação à experiência com o uso dos serviços de saúde digital, 47% avaliam como muito positiva; 34% declaram que é um pouco positiva; 10% consideram nem positiva, nem negativa; 4% veem como um pouco negativa; outros 4% afirmam que é muito negativa; e 1% não soube ou não respondeu.

Quais são os serviços mais usados

57% dos que conhecem os serviços relatam que usam aplicativos e plataformas para agendamento de consultas e exames; 49% citam a telemedicina; 33%, a prescrição digital de medicamentos; 18%, o atestado médico digital; 16%, o prontuário eletrônico do paciente; e 10%, a utilização de inteligência artificial para apoio a diagnósticos e tratamentos.

Foram entrevistadas 2.013 pessoas, a partir de 16 anos, nas 27 Unidades da Federação. A margem de erro é dois pontos porcentuais, com intervalo de confiança de 95%.

IA na prevenção de doenças
IA na prevenção de doenças

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *