23 de setembro de 2025
Salvador

Salvador realiza workshop regional de Destinos Turísticos Inteligentes e cria novo comitê

Fotos: Bruno Concha / Secom PMS

Reportagem: Letícia Silva / Secom PMS

Salvador sediou o Workshop Destinos Turísticos Inteligentes – Região Nordeste, realizado nesta terça-feira (23) no Hotel Mercure Salvador Boulevard. A realização do evento em território soteropolitano representa um marco para a capital baiana, que desde 2022 é reconhecida como um Destino Turístico Inteligente (DTI) em Transformação. O termo é aplicado a territórios que utilizam tecnologia, inovação, governança e sustentabilidade para oferecer uma atividade turística que beneficie tanto os visitantes como a comunidade local.

O evento é apoiado pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), em parceria com o Instituto Ciudades del Futuro (ICF), o Ministério do Turismo e a Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur). Também estiveram presentes representantes de instituições como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA)

Comitê – Um dos pontos altos do encontro foi a criação do Comitê Gestor de Destinos Turísticos Inteligentes de Salvador. A nova estrutura será responsável por coordenar ações estratégicas e consolidar a capital baiana como referência nacional em inovação e sustentabilidade turística. O ato solene de criação do comitê foi conduzido pela vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos.

“Estamos muito honrados por Salvador sediar esse encontro regional, e fico muito feliz por construirmos, junto com o Ministério do Turismo e o Instituto Ciudades del Futuro, uma metodologia que respeite o turismo, faça planejamento e busque o turismo inteligente. Turismo é acolher e tratar bem o visitante, mas, antes de tudo, é tratar bem o soteropolitano. Uma cidade boa para o turista tem que ser boa principalmente para o baiano”, afirmou Ana Paula.

De acordo com a gestora, a capital baiana vem consolidando seu papel como destino turístico internacional, resultado de um processo de planejamento que busca alinhar inovação, sustentabilidade e valorização cultural. “Salvador já se destaca em diferentes segmentos, como o turismo cultural, histórico, de negócios, sol e praia, além do afroturismo, que tem projetado a cidade como referência nacional e internacional”, destacou.

Durante sua apresentação, Ana Paula detalhou ainda as expectativas da gestão municipal para alavancar o turismo soteropolitano. “Nos últimos anos, importantes avanços vêm sendo conquistados na infraestrutura, preservação do patrimônio histórico e fortalecimento da economia criativa. Hoje o nosso objetivo é claro. Queremos ampliar o tempo de permanência do visitante, que hoje é de cinco dias em média, para pelo menos sete dias, estimulando também um crescimento de aproximadamente 30% no gasto médio e na geração de empregos”, pontuou.

O presidente da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur), Ítalo Mendes, explicou a escolha de Salvador para sediar o workshop da região Nordeste. “Já no projeto piloto de DTI no Brasil, Salvador é uma das cidades que se destacam na implementação da metodologia. A cidade foi escolhida para sediar esse workshop justamente por conta do trabalho que vem desenvolvendo no fortalecimento do turismo inteligente”, afirmou Ítalo.

Os workshops têm como objetivo apresentar a metodologia brasileira de turismo inteligente, desenvolvida pelo Ministério do Turismo, além de compartilhar cases de sucesso de cidades nacionais e internacionais que já aplicaram esse modelo. O dirigente da associação lembrou ainda que o conceito vai além da tecnologia e da inovação. “Trata-se de um sistema de gestão que convida os municípios a olharem de forma diferente para o desenvolvimento do turismo em seus territórios, independentemente do porte ou da realidade local”, finalizou.

Reconhecimento – A capital baiana tem se destacado pela diversidade de atrativos que reforçam seu protagonismo, desde o turismo cultural e histórico, até o turismo de sol e praia, passando também pelo afroturismo e a crescente agenda de negócios e eventos. Essa pluralidade fortalece Salvador como destino internacional e amplia seu potencial de atrair visitantes de diferentes perfis.

Além disso, o desenvolvimento turístico em Salvador se apoia em pilares de sustentabilidade além da questão ambiental. A dimensão social e a experiência do visitante também são fundamentais, assegurando que a cidade seja organizada e preparada para encantar quem chega, ao mesmo tempo em que melhora a qualidade de vida dos soteropolitanos.

A formação profissional e a capacitação de empreendedores também têm sido tratadas como prioridades da gestão municipal, em parceria com instituições como o Sebrae e o Sistema CNC. Essa estratégia fortalece a cadeia produtiva do turismo e prepara a cidade para novos desafios. Todos esses esforços têm expandido a presença de Salvador no cenário internacional, com a atração de mais eventos e novos voos que fortalecem a conexão com diferentes países.

Salvador já foi reconhecida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Inovação e Inclusão, recebeu o título de Melhor Destino Nacional de Afroturismo em 2023 e foi escolhida como Melhor Destino Criativo do mundo pela Rede Internacional de Turismo Criativo (Creative Tourism Network) em 2024. A capital baiana também é a única cidade do Norte e Nordeste a integrar o ranking internacional IESE Cities in Motion Index, que reúne os municípios mais inteligentes do planeta.

Acesse a galeria de fotos: https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/workshop-destinos-turisticos-inteligentes-regiao-nordeste/ . 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *