30 de setembro de 2025
Politica

Fachin toma posse na presidência do STF; assista

BRASÍLIA – O ministro Edson Fachin toma posse como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira, 29, a partir das 16h. O ministro Alexandre de Moraes assume a vice-presidência da Corte.

A solenidade contará com autoridades dos Três Poderes. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente Geraldo Alckmin, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), confirmaram presença na cerimônia.

Como mostrou o Estadão, o início da gestão de Fachin inaugura uma virada de chave no estilo de comandar o Judiciário. A ordem agora é cortar gastos, priorizar decisões tomadas em conjunto e reforçar a institucionalidade do tribunal.

Edson Fachin toma posse como presidente do STF
Edson Fachin toma posse como presidente do STF

A sessão será aberta pelo atual presidente, ministro Luís Roberto Barroso. O Hino Nacional será executado pelo Coral Supremo Encanto, composto por servidores e colaboradores da Corte.

Os termo de compromisso e de posse para o cargo de presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) serão lidos pela diretora-geral do tribunal, Fernanda Azambuja. Então, o termo de posse será assinado por Fachin.

Já como presidente empossado, Fachin dará continuidade à sessão, com a posse de Moraes como vice-presidente. Os termos de compromisso para o cargo e de posse também serão lidos pela diretora-geral.

Em seguida, a ministra Cármen Lúcia fará o discurso de saudação aos novos dirigentes da Corte, em nome do tribunal. Depois, haverá os discursos do procurador-geral da República, Paulo Gonet, e do presidente do Conselho Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti.

O ministro Edson Fachin será o último a discursar. Depois da cerimônia, os cumprimentos serão no Salão Branco do STF. Fachin recusou a festa tradicionalmente oferecida por entidades da magistratura a quem chega ao mais alto posto do Judiciário.

Embora o ministro tenha dado ordem para que a posse seja minimalista, ele pediu para serem convidados todos os 81 senadores e boa parte dos deputados federais. Foram expedidos cerca de 3 mil convites.

A ideia é passar a imagem de que está disposto a dialogar com o Congresso Nacional em um momento de tensão institucional.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *