14 de novembro de 2025
Politica

O diagnóstico da presidente do PSOL sobre a ida de Boulos para o Planalto

A presidente do PSOL, Paula Coradi, tem um diagnóstico sobre a ida do deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP) para o governo Lula. Na avaliação da dirigente, se ocupar o cargo de ministro da Secretaria-Geral da Presidência, o parlamentar vai contribuir para organizar novas mobilizações sociais a favor da agenda da gestão petista e contra pautas da oposição, como a que ocorreu neste mês contra a PEC da Blindagem e a anistia aos condenados por tentativa de golpe.

“Não é algo formal ainda… Mas Boulos, como um companheiro nosso de partido, tem nossa confiança. Se estiver na Câmara, vai contribuir. Se estiver como ministro, vai contribuir”, afirmou, ao ser questionada pela Coluna do Estadão. “Boulos é um militante político, líder de um movimento social muito relevante, que sempre apostou na mobilização popular como instrumento de transformação social”, emendou.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva avisou a aliados que Boulos ocupará o ministério no lugar do atual titular, Márcio Macêdo. A troca, contudo, ainda não foi formalizada. Em maio, interlocutores do petista também afirmavam que o deputado passaria a integrar a Esplanada, mas a troca ministerial acabou não ocorrendo naquele mês.

Como mostrou a Coluna do Estadão em maio, uma ala do PSOL era contrária à entrada de Boulos no governo porque esse movimento significaria abrir mão de concorrer à reeleição na Câmara dos Deputados. Como o deputado é o maior puxador de votos do partido em São Paulo, correligionários dele temem que sua ausência na urna torne difícil a tarefa da sigla de ultrapassar a cláusula de barreira.

Paula Coradi, presidente do PSOL
Paula Coradi, presidente do PSOL

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *