1 de outubro de 2025
Salvador

Em vídeo, O Kanalha vai a restaurante popular da Prefeitura e destaca “molho” que alimenta mais de 4 mil pessoas por dia

Foto: Divulgação / Secom PMS

O cantor O Kanalha, autor do hit “O baiano tem o molho”, protagonizou um vídeo publicado nesta quarta-feira (1º) nas redes sociais da Prefeitura de Salvador. Com muito humor, o artista, que viveu um dia de estagiário, conheceu o restaurante popular Vida Nova de Sussuarana, um dos dez equipamentos espalhados pela capital baiana, e mostrou de perto como funciona a produção das refeições servidas gratuitamente pela gestão municipal.

O vídeo começa mostrando Cris Catherine, que trabalha no restaurante e, após terminar de cozinhar o macarrão, fala: “só tá faltando o molho”. Essa é a deixa para O Kanalha entrar em cena para conhecer a estrutura do equipamento, que foi inaugurado no ano passado e fornece diariamente mais de 400 refeições diárias. Somados, os dez restaurantes servem mais de 4 mil rejeições por dia.

No vídeo, Cris mostra sua rotina na cozinha do restaurante e destaca o segredo da receita: “Aqui o ingrediente principal é o amor. E quando a gente faz o que gosta, é melhor ainda. O amor, o amor do molho”. Após conhecer a cozinha, O Kanalha destaca a iniciativa: “Todos os dias são distribuídos mais de 4 mil pratos de comida de graça nas dez unidades dos restaurantes populares aqui da nossa Salvador”.

Em seguida, ele acompanha o momento em que a comida é servida e faz a refeição ao lado de dona Maria de Fátima, que se alimenta diariamente no restaurante. “Já garanti meu prato aqui, hoje o prato está daquele jeitão que o baiano gosta: com molho!”, afirma o artista, ao listar as opções do cardápio, que inclui feijão, arroz, macarrão, fígado, beterraba, salada, suco de goiaba e melão. O vídeo termina de forma bem humorada com uma ”batedeira” do cantor.

Segurança alimentar – Mais do que diversão, o vídeo destaca uma das políticas de maior impacto social da Prefeitura de Salvador. Criados para garantir segurança alimentar às famílias em situação de vulnerabilidade, os Restaurantes Populares Vida Nova atingira este ano números expressivos: já foram entregues 755 mil refeições gratuitas e balanceadas, em média 4.400 por dia, em dez unidades espalhadas pela capital baiana.

Os equipamentos, geridos pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), oferecem cardápios variados, com duas opções de proteína, feijão, arroz, saladas, suco e fruta de sobremesa. Além da alimentação, os espaços funcionam como pontos de integração comunitária, celebrando datas especiais com cardápios típicos e ofertando cursos de capacitação na área de gastronomia, que ajudam a gerar renda e oportunidades para a população.

Até março de 2024, Salvador contava com dois restaurantes populares: um em São Tomé de Paripe, gerido integralmente pela Prefeitura desde 2016, e outro em Pau da Lima, inaugurado em maio de 2020, durante a pandemia. No ano passado, a gestão municipal inaugurou mais oito unidades nos bairros de Águas Claras, Periperi, Fazenda Coutos, Sussuarana, São Cristóvão, Valéria, Mares e Pernambués.

“A ampliação dos Restaurantes Populares Vida Nova é uma das decisões mais acertadas da gestão do prefeito Bruno Reis, visando o combate à insegurança alimentar em nossa cidade. Com a expansão do programa, aumentamos a oferta de refeições saudáveis, atendendo especialmente as regiões com maior vulnerabilidade socioalimentar”, afirma o secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Júnior Magalhães.

Segundo ele, os locais de instalação foram cuidadosamente escolhidos, para garantir que a assistência chegue onde é mais necessária. “Dessa forma, conseguimos atender a uma das necessidades básicas da população, permitindo que as pessoas se dediquem ao seu desenvolvimento pessoal, como a educação, a saúde e a busca por uma colocação no mercado de trabalho. Esta iniciativa reflete o compromisso da gestão com uma cidade mais justa e solidária, onde todos têm acesso a uma alimentação digna”, acrescenta.

Para quem frequenta os Restaurantes Populares Vida Nova diariamente essas estruturas são também espaços de integração e de convivência. Em datas comemorativas, as unidades costumam oferecer refeições adequadas às celebrações, a exemplo de caruru, em algumas sextas-feiras; pratos natalinos, em dezembro e iguarias típicas dos festejos juninos.

Confira o vídeo com O Kannalha:

https://www.instagram.com/reel/DPQzbV0jSGM/?igsh=MW80NjR2cHlzenMzbA==

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *