A parceria entre os governos Tarcísio e Lula para capacitar municípios sobre mudanças climáticas
O governo Tarcísio lançou nesta sexta-feira, 3, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente do governo Lula, um curso gratuito para capacitar municípios a se adaptarem às mudanças climáticas. A ideia é que os gestores públicos e técnicos das administrações municipais saibam traçar estratégias locais para lidar com problemas ambientais extremos, como enchentes, secas, deslizamentos e ondas de calor.
O curso, no modelo EaD, abordará temas como governança, diagnóstico territorial, análise de risco, monitoramento e comunicação de resultados ambientais. “Com essa capacitação, os municípios estarão mais preparados para proteger suas populações mais vulnerabilizadas, patrimônios e ecossistemas frente à mudança do clima”, afirma assessora técnica Jussara Carvalho, do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo.
A iniciativa, batizada de “Como Elaborar Planos de Adaptação à Mudança do Clima”, também conta com parceria da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit, agência alemã de cooperação técnica voltada ao desenvolvimento sustentável e à proteção ambiental. Os gestores e técnicos que participarem, ganharão certificação oficial e, no caso de São Paulo, conquistarão pontos no Programa Município Verde Azul (PMVA).
