Em alusão ao Dia Nacional do Idoso, Prefeitura promove programação de lazer para o grupo “Flor da Mocidade”

Foto: Otávio Santos/ Secom PMS
Texto: Ana Virgínia Vilalva e Camila Vieira/ Secom PMS
Em comemoração ao Dia Nacional do Idoso, no último dia (1º), a Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) promoveu nesta sexta-feira (3) um dia de lazer e muita interação para o grupo “Flor da Mocidade”, formado por pessoas da terceira idade assistidas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Calabetão.
A turma de 60+ curtiu o dia ensolarado, ensolarado, com direito à programação que contemplou transporte, lanche, música, ginástica laboral, academia ao ar livre e banho de piscina na Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa da Bahia (Assalba), localizada em Itapuã.
Para o secretário da Sempre, Júnior Magalhães, a atividade reforça o compromisso da gestão municipal com a política pública de assistência às pessoas da terceira idade. “Promover ao nosso grupo de idosos atendidos no Cras momentos de lazer, fortalecendo os vínculos comunitários, em atividades no âmbito da saúde e assistência social, é prioridade nossa. Sabemos o quanto é importante essa interação, afinal, momentos de descontração são fundamentais para pessoas de todas as idades”, frisou Magalhães.
Animada com a programação, Maria Clementina Sena, 64 anos, contou sobre a satisfação de integrar o grupo há dois anos. “Minha vida mudou, foi muito importante ter conhecido essas pessoas e estar com elas aqui hoje é gratificante”, pontuou.
A idosa lembra que, antes de integrar o Flor da Mocidade, a vida era desanimada e sem movimento. “Era uma rotina pacata, sem ânimo, sem alegria. Mas agora, graças ao meu bom Deus e a esse grupo maravilhoso, estou feliz. Acordo todo dia torcendo para que chegue a quinta-feira, dia que tem programação do Cras”, revela.
Parte do coletivo de idosos, Elza Maria Santos, 65 anos, também fez questão de descrever o que mudou na sua vida desde a entrada no grupo. “Não fico mais triste, não sinto dores. Faço academia, zumba, boxe, faço um bocado de coisa. Posso dizer que recuperei minha alegria de viver”, disse a senhora, reforçando que, além das atividades na unidade física do Cras, a turma também se reúne para roteiros de lazer no final de semana.
Novas experiências – Responsável por acompanhar o grupo, Lorena Guimarães, que é membro da equipe técnica do Cras Calabetão, destacou a relevância de ações de entretenimento e extramuros da unidade.
“É criar laços ou fortalecer elos que já existem. Mas, sobretudo, cuidar de uma população muito vulnerável. Muitas delas nunca saíram do Calabetão ou nunca tiveram a oportunidade de estar em espaços como esse”, afirma.
Segundo ela, o planejamento de trabalho do Cras integra a política nacional de assistência social às pessoas da terceira idade. “Somos pautados pelo diálogo, a partir dos relatos delas. A partir dessa troca, entendemos o quanto tem sido importante estar ocupando a cidade, levando-as para conhecer outros espaços, fazendo com que se entendam como cidadãs de Salvador”, considerou.
Ao todo, o grupo “Flor da Mocidade”, idealizado pelo Cras Calabetão, assiste entre 35 e 40 idosas. “Nosso grupo é aberto, temos atividades semanalmente. A gente está sempre recebendo novas pessoas. Quem tiver interesse é só se referenciar no Cras e quem já é acompanhada basta se inscrever. Para a gente, é sempre uma felicidade contribuir para a melhoria de vida delas. É uma satisfação poder ver o quanto as pessoas depositam na gente essa confiança. É o resultado positivo do trabalho diário que realizamos”, finalizou Lorena Guimarães.
Acesse a galeria de fotos: https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/sempre-realiza-momento-de-lazer-com-o-grupo-flor-da-mocidade/ .