‘Quem Bolsonaro escolher será o nosso candidato’, diz governador do Rio sobre disputa à Presidência
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), afirmou nesta quinta-feira, 2, que apoiará o candidato escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para disputar a Presidência em 2026.
“Respeitaremos aquele nome que o presidente Bolsonaro escolher. É fácil ser fiel quando está tudo bem. Mantendo essa fidelidade, eu defendo que quem ele escolher será o nosso candidato. Fidelidade é assim”, disse Castro durante o Fórum Brasil de Ideias, realizado no Rio.
Bolsonaro está inelegível por decisão da Justiça Eleitoral e pela condenação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito.

O governador é cotado para concorrer ao Senado pelo Rio. No ano que vem, duas vagas para a Casa estarão em disputa em cada Estado. O PL já tem como candidato o senador Flávio Bolsonaro (RJ). Já a escolha do outro nome para disputar uma cadeira no Senado caberá a Jair Bolsonaro, conforme afirmou o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, em agosto.
Em outra ocasião, durante ato bolsonarista no 7 de Setembro, realizado na orla de Copacabana, Castro fez um discurso em defesa do ex-presidente. O governador afirmou que “eleição sem Bolsonaro não existe”.
“Hoje queremos liberdade para poder discordar, liberdade para poder viver. Não queremos ditadura no Rio de Janeiro. Eleição sem Bolsonaro não existe. E aqui no Rio, como não erramos em 2022, vamos cantar: a nossa bandeira jamais será vermelha”, disse Castro, sob aplausos da plateia.