6 de outubro de 2025
Politica

Hugo Motta elogia diálogo entre Lula e Trump e diz que Câmara está ‘atenta aos interesses nacionais’

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou em seu perfil na rede social X, nesta segunda-feira, 6, que “fica feliz em ver que o diálogo e a diplomacia estão prevalecendo entre Brasil e EUA”.

“Quando o respeito e a conversa franca guiam nossas relações, todos saem ganhando”, escreveu o parlamentar.

Hugo Motta elogia diálogo entre Lula e Trump e diz que Câmara está ‘atenta aos interesses nacionais’.
Hugo Motta elogia diálogo entre Lula e Trump e diz que Câmara está ‘atenta aos interesses nacionais’.

A declaração de Motta veio após a conversa entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a aplicação de uma tarifa de 50% a produtos brasileiros. A ligação, que durou cerca de 30 minutos, teve como principal tema o comércio bilateral e o chamado “tarifaço”.

Como mostrou a Estadão/Broadcast, Lula pediu a Trump que a sobretaxa fosse retirada. Durante a conversa, os dois presidentes trocaram contatos pessoais, e há expectativa de um encontro presencial, ainda sem data definida.

Ao comentar o diálogo, Hugo Motta reforçou que a Câmara “segue atenta e pronta para trabalhar pelos interesses nacionais”.

Após a ligação, Trump usou sua rede social Truth Social para se manifestar. “Esta manhã, tive uma ótima conversa telefônica com o presidente Lula, do Brasil. Discutimos muitos assuntos, mas o foco principal foi a economia e o comércio entre nossos dois países”, afirmou.

O encontro presencial entre Lula e Trump pode ocorrer em breve. Uma das possibilidades sugeridas pelo presidente brasileiro foi durante a reunião de líderes da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), que ocorrerá entre 26 e 28 de outubro, em Kuala Lumpur, na Malásia. Outra opção considerada é uma viagem de Lula aos Estados Unidos. Ambos já confirmaram presença no evento da Asean.

Trump indicou que novas interações estão previstas e até sinalizou a possibilidade de visitar o Brasil.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *