7 de outubro de 2025
Politica

A esperança do governo na ‘boa relação’ do chanceler Mauro Vieira com Marco Rubio

Uma das apostas do governo Lula para as tratativas comerciais com os Estados Unidos daqui para frente é no que é considerado uma “boa relação” do chanceler Mauro Vieira com o secretário de Estado americano, Marco Rubio, escolhido para representar a Casa Branca nas negociações.

Auxiliares do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltam que, apesar do perfil ideológico, Rubio se reuniu de forma reservada com o ministro brasileiro em julho, após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar o tarifaço e criticar o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF).

A avaliação é de que, se não houvesse confiança entre Rubio e Vieira, o encontro entre os dois não teria ocorrido. A gestão petista vê o americano como um “profissional” que seguirá as instruções que receber de Trump.

O governo avaliou que o telefonema entre Lula e Trump nesta segunda-feira, 6, foi um avanço concreto, mas reconheceu também que o processo de diálogo é longo. O ex-chanceler Celso Amorim, assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, minimizou o possível impacto negativo da indicação de Rubio. “Não preocupa”, declarou Amorim à Coluna do Estadão.

Para uma ala do STF, apesar de bolsonaristas terem comemorado a escolha de Rubio para liderar as tratativas, a palavra final sobre retirada de tarifas e de sanções a autoridades brasileiras será de Trump, que se mostrou disposto a negocia.

Rubio criticou nominalmente o ministro Alexandre de Moraes quando o ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado por tentativa de golpe. No entanto, um membro da Corte observou à Coluna, sob reserva, que Trump também já atacou o governo Lula de forma pública, mas tem mudado de postura.

Ministro Mauro Vieira anuncia medidas contra Israel adotadas pelo governo brasileiro durante debate na ONU
Ministro Mauro Vieira anuncia medidas contra Israel adotadas pelo governo brasileiro durante debate na ONU

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *