8 de outubro de 2025
Salvador

Jovem Aprendiz Empreendedor já capacitou 3 mil pessoas desde a sua criação

Foto e texto: Ascom Semge

Realizado pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), e executado em parceria com o Parque Social, o programa Jovem Aprendiz Empreendedor já beneficiou mais de 3 mil jovens desde a sua criação, em 2013. No último edital, em 2024, foram oferecidas 600 novas vagas.

Consolidado como uma das mais bem-sucedidas políticas públicas da capital baiana, o projeto garante a jovens de 14 a 21 anos a oportunidade de iniciar a vida profissional com formação de qualidade, acompanhamento técnico e incentivo ao empreendedorismo.

Os jovens são formados em temas como educação financeira, marketing digital, inovação, comunicação, atendimento ao público e gestão empreendedora, com acompanhamento constante de profissionais especializados. O Parque Social é responsável pela condução técnica e pedagógica do programa, com o desenvolvimento de trilhas formativas que unem construção de competências, inteligência emocional e visão empreendedora.

“O Parque Social acredita no poder da educação e da oportunidade. Nosso papel é despertar o protagonismo dos jovens e prepará-los para trilhar seus próprios caminhos, seja no mercado de trabalho ou criando seus próprios negócios”, afirma a diretora-geral da instituição, Sandra Paranhos.

Para o titular da Semge, Alexandre Tinôco, o programa reafirma a importância de investir na juventude como motor de transformação social e desenvolvimento da cidade. “O Jovem Aprendiz Empreendedor é uma política pública que dá resultados concretos. A Prefeitura tem orgulho de oferecer aos jovens de Salvador uma oportunidade de aprendizado, crescimento e inserção social. Cada aprendiz representa uma história de superação e isso é o que mais nos motiva a seguir fortalecendo esse projeto”, diz o secretário.

Muitos jovens egressos do programa atualmente estão em órgãos e secretarias da Prefeitura, em empresas privadas, ingressaram na universidade ou se tornaram empreendedores em suas comunidades. “O Jovem Aprendiz Empreendedor foi minha melhor chance. Entrei sem experiência e saí acreditando em mim mesma. Aprendi a me comunicar, a sonhar e a lutar pelos meus objetivos”, conta Carla Santos, 19 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *