9 de outubro de 2025
Politica

Lula exonera três ministros para reforçar votação de MP do IOF

BRASÍLIA _ O presidente Luiz Inácio Lula da Silva exonerou três de seus ministros para reforçar a votação da Medida Provisória do IOF. O afastamento temporário dos ministros permitirá que eles, como deputados eleitos, votem a proposta do governo.

Edição extra do Diário Oficial registra da exoneração dos ministro Celso Sabino (Turismo), André Fufuca (Esportes) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos).

O presidente Lula exonerou três ministros para votação da MP do IOF
O presidente Lula exonerou três ministros para votação da MP do IOF

A votação da Medida Provisória 1303, que prevê novas regras de tributação sobre investimentos em alternativa à elevação maior do Imposto sobre Operações Financeira (IOF), segue indefinida. De um lado, o governo Lula tenta a estratégia de virar voto a voto. De outro, as bancadas temáticas e da oposição buscam alinhar votos contrários à medida em blocos, por bancadas, apurou o Estadão/Broadcast.

Parlamentares têm sinalizado que “os generais entraram em jogo”, em referência a nomes como o do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e dos governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Ratinho Júnior.

Lula afirmou que é “bobagem” e “pobreza de espírito” colocar como questão eleitoral a votação da MP. Ele disse esperar que o Congresso dê uma “lição de maturidade” ao votar o texto.

“Se o Congresso não quiser votar, estará contra interesses do povo, e não contra Lula”, disse o presidente. A MP perde a validade nesta quarta-feira, 8. Para que não caduque, precisa ser votada nos plenários da Câmara e do Senado ainda hoje.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *