11 de outubro de 2025
Politica

A surpresa de auxiliares com a aposentadoria de Barroso do STF

O anúncio da aposentadoria antecipada do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), pegou de surpresa auxiliares do magistrado nesta quinta-feira, 9. A decisão já era esperada, mas Barroso dava sinais de que ainda atuaria mais alguns meses na Corte.

Barroso participou da última sessão plenária no tribunal nesta quinta-feira, 9, exatas duas semanas após deixar a presidência do Supremo e ser sucedido por Edson Fachin à frente do Poder Judiciário. Auxiliares do ministro já haviam sido avisados de que ele anteciparia a aposentadoria, mas esperavam que a decisão fosse tomada só no início de 2026.

“Sinto que agora é hora de seguir outros rumos. Nem sequer os tenho bem definidos, mas não tenho qualquer apego ao poder e gostaria de viver um pouco mais da vida que me resta sem a exposição pública, as obrigações e as exigências do cargo”, disse o ministro, emocionado. Ele foi aplaudido de pé pelos colegas no plenário.

A decisão de Barroso abre caminho para uma nova indicação ao STF pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que neste mandato já nomeou Cristiano Zanin e Flávio Dino. O ministro chegou ao tribunal por indicação da presidente Dilma Rousseff (PT), em 2013, e poderia ficar no Supremo até 2033.

Ministro Luís Roberto Barroso é aplaudido de pé pelos colegas no plenário do STF, após anunciar a antecipação da aposentadoria
Ministro Luís Roberto Barroso é aplaudido de pé pelos colegas no plenário do STF, após anunciar a antecipação da aposentadoria

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *