11 de outubro de 2025
Politica

‘Contribuição de Barroso para a democracia vai além de decisões’, diz Fachin

BRASÍLIA – O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, afirmou nesta quinta-feira, 9, que a contribuição do colega Luís Roberto Barroso, seu antecessor no comando da Corte, para a democracia brasileira “transcende os votos e as decisões”. “Vossa Excelência ajudou a construir uma cultura constitucional mais sólida, mais consciente, mais comprometida com os direitos fundamentais”, disse Fachin, logo após Barroso anunciar a aposentadoria da Suprema Corte.

Edson Fachin, presidente do STF
Edson Fachin, presidente do STF

Fachin também destacou os “avanços fundamentais” implementados pelo colega durante a presidência no Supremo Tribunal Federal e no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) – a qual deixou no final do mês passado. Segundo o presidente da Corte, as contribuições de Barroso para o Judiciário foram “decisivas”.

“Vossa Excelência nos recordou que ninguém nessa vida é bom sozinho. É o outro, na sua diferença, que nos completa. Essa compreensão da alteridade permeia toda a sua atuação jurisdicional e nos ensina a nunca formar uma opinião sem antes ouvir os dois lados – tradução prática do contraditório e do devido processo legal”, disse.

Fux diz que ‘mínimos dissensos’ com Barroso ‘terminavam em cinco minutos’

O ministro Luiz Fux afirmou homenageou o “amigo Beto”, como chama Barroso. Fux desejou ao ex-presidente da Corte um “caminho de luz” e o classificou como um “grande constitucionalista” e um “grande homem”, com “humildade” e “capacidade de agir conforme seus valores”.

Segundo o ministro, os “mínimos dissensos” que ele teve com o colega “terminavam em cinco minutos”. “Porque logo em seguida um ou outro mandavam mensagens com as devidas escusas”, afirmou.

Fux frisou que foi pego de surpresa pelo anúncio da aposentadoria do amigo e indicou que não estava presente no plenário do STF por “razões independentes a sua vontade”. “A própria voz denuncia.” Após a manifestação, Barroso, que chorava com as homenagens dos colegas, chegou a brincar que “já estava no limite”.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *