Semana da Criança: Teatro de Fantoches leva cultura e lazer ao Parque da Cidade nesta sexta (10)

Foto: Lucas Moura / Secom PMS
Reportagem: Eduardo Santos / Secom PMS
A Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), promove nesta sexta-feira (10), no Parque da Cidade, mais uma apresentação do seu Teatro de Fantoches, para cerca de 150 alunos de cinco escolas municipais, além de crianças e adolescentes da região.
Em parceria com as secretarias municipais de Educação (Smed) e de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), a FGM levará personagens da lavra do escritor baiano Dias Gomes (1922-1999) para os alunos, durante as ações da Semana da Criança 2025.
A ação, uma iniciativa gratuita da Gerência de Bibliotecas e Promoção do Livro e Leitura da Fundação, ocorre das 8h às 12h. O objetivo é aproximar os pequenos da literatura regional, além de democratizar o acesso à informação.
Para a alegria do público infantojuvenil, será apresentada a peça “O Mundo Fantástico de Dias Gomes”, em parceria com a equipe da Biblioteca Municipal Nair Goulart, localizada no Centro de Artes e Esporte Unificado (CEU) de Valéria. De forma lúdica, fantoches dão vida a contos engraçados com alguns dos personagens mais famosos de Dias Gomes: a Viúva Porcina e Sinhozinho Malta, de Roque Santeiro; João das Asas e o Pavão Misterioso, de Saramandaia; e Odorico Paraguaçu, de O Bem Amado.
Valorização – Gerente de Bibliotecas, Livros e Leitura da FGM, Jane Palma explica que, no âmbito da política pública para Infância e Juventude da Prefeitura, a SPMJ desenvolve anualmente uma agenda voltada para eventos de conscientização, valorização e cuidado com crianças e jovens. “Trabalhamos com uma equipe interdisciplinar, que realiza ações como o Maio Laranja, a Semana do Bebê e o Festival da Criança, entre outros”, afirma.
“Estamos trabalhando esse universo lúdico do escritor Dias Gomes, levando até nossas crianças personagens icônicos, como estamos fazendo desde a Flipelô [Festa Literária Internacional do Pelourinho], realizada em agosto, e desta vez levando para as crianças nesta semana especial”, destaca Jane.
A coordenadora de Políticas Públicas para Infância, Adolescência e Juventude da SPMJ, Dinsjani Pereira, reforça que as atividades propostas combinam educação ambiental, cultura e ludicidade. “Acreditamos que a intersetorialidade é fortalecida numa agenda como esta, pois festivais dessa natureza geralmente envolvem diferentes secretarias e parceiros, demonstrando a colaboração necessária para a efetivação dos programas e planos para infância”, afirma Dinsjani, também coordenadora geral do evento.