16 de outubro de 2025
Politica

Ministros telefonam para ex-ministra do TSE após aposentadoria de Barroso

A advogada Edilene Lôbo, ex-ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), recebeu telefonemas de um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e um do Superior Tribunal de Justiça (STJ) na noite dessa quinta-feira, 9, poucas horas após Luís Roberto Barroso anunciar que antecipará sua aposentadoria do Supremo. Primeira ministra negra no TSE, Lôbo recebeu apoio para uma eventual indicação para o posto de Barroso e teve seu currículo elogiado por esses magistrados.

A ex-ministra do TSE é mestre pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutora pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) mineira. Especialista na Espanha pela Universidade Castilla La Mancha, deu aulas na Universidade de Sorbonne-Nouvelle, em Paris e foi advogada da ex-presidente Dilma Rousseff.

A advogada e ex-ministra do TSE Edilene Lôbo
A advogada e ex-ministra do TSE Edilene Lôbo

Os principais cotados para suceder Barroso no STF são o advogado-geral da União, Jorge Messias, o ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco e o ministro do Tribunal de Contas da União Bruno Dantas.

A propósito, no mês passado Edilene Lôbo lançou um livro ao lado de Messias. A advogada coordenou a obra “Encruzilhadas: tecno-oligarquias, democracia e ameaça ambiental”. Além de Lôbo e o advogado-geral da União, o volume tem um artigo do ministro Paulo Dias de Moura Ribeiro, do STJ.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *