14 de outubro de 2025
Cultura

Inscrições abertas: ator Lúcio Tranchesi ministra oficina gratuita no Boca de Brasa Centro

Texto: Ascom FGM

Foto: Diney Araújo | Divulgação

O Espaço Cultural Boca de Brasa Centro será palco da oficina de teatro “Entre o Ator e a Personagem: estratégias de trabalho na composição do personagem galy gay na montagem do texto ‘Homem é Homem, de Bertold Brecht”. A iniciativa será ministrada pelo ator Lúcio Tranchesi na próxima terça-feira (21), das 9h às 16h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do link disponível na bio dos perfis no Instagram do grupo Terceira Margem e da Escola de Teatro da Ufba.

A oficina faz parte do projeto ‘Brecht é Coisa Nossa’, realizado pela Cia de Teatro da Ufba e o grupo Terceira Margem, e integra o processo criativo de Lúcio Tranchesi para a construção do protagonista desta reconhecida obra do teatro moderno mundial.

O projeto Bertolt Brecht é Coisa Nossa foi contemplado pelo Edital Territórios Criativos – Ano II com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Política Nacional Aldir Blanc de fomento à Cultura (PNAB), Ministério da Cultura, Governo Federal.

Sobre Lúcio Tranchesi

Em 1974, fez Curso Livre realizado pela Professora Ingrid Koudela no Teatro São Pedro, em São Paulo. Já em Salvador, continuou os estudos com a professora Yumara Rodrigues e estreou no palco do Teatro Castro Alves a primeira montagem profissional, em 1985. Realizou várias pesquisas no aprendizado da commedia dell’ Arte, com o Théâtre du Soleil e o Professor Ewald Hackler e passa a se dedicar ao ensino da técnica em oficinas oferecidas pela UFBA.

É autor e ator do espetáculo “O sapato do meu tio “, vencedor do prêmio Braskem de teatro nas categorias: Melhor Direção para João Lima, melhor Ator para Lúcio Tranchesi e melhor espetáculo no ano de 2005 na cidade de Salvador. Integrou os elencos de: “SALMO 91”, com direção de Djalma Thürler, “O Galo”, direção de Luís Alonso, “Às tentações de Padre Cícero “, direção de Gil Vicente Tavares, “Por que, Hécuba” e “A Tempestade”, direção de Marcio Meirelles, e “As Cidades”, “Ensaio para uma redenção” e “Homem é Homem”, estes últimos dirigidos por Caio Rodrigo.

SERVIÇO
Oficina de teatro “Entre o Ator e a Personagem”, com o ator Lúcio Tranchesi
Quando: 21 de outubro (terça-feira)
Horário: 09 às 16h
Onde: Espaço Cultural Boca de Brasa Centro
Inscrições gratuitas: Link disponível nas bios dos perfis de instagram: @teatroterceiramargem e @escoladeteatro.ufba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *