13 de outubro de 2025
Politica

Licitação de quase R$ 100 milhões da comunicação do governo Lula tem vencedores; veja quais agências

BRASÍLIA – As agências Brivia, Binder e BKR venceram a licitação de R$ 98,2 milhões aberta pelo Palácio do Planalto para fazer a comunicação digital do governo pelos próximos anos. As duas primeiras já têm décadas de atuação e contas em grandes estatais, autarquias e empresas do setor privado, como o Banco Central, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Caixa, a Texaco e a Chevrolet. A terceira é mais nova, fundada em 2017.

O resultado foi anunciado nesta segunda-feira, 13, em reunião no Palácio do Planalto. O Estadão/Broadcast teve acesso ao resultado final da disputa por meio de pessoas que participaram do encontro.

Palácio do Planalto finalizou licitação para agências de comunicação que atuarão por pelo menos um ano
Palácio do Planalto finalizou licitação para agências de comunicação que atuarão por pelo menos um ano

A Brivia foi a primeira colocada. Teve pontuação total de nota técnica de 92,40. A Binder teve 88,30 pontos. A BKR, 85,80 pontos. As agências que vieram logo depois são a Cafeína (84,50 pontos), o Consórcio NMD, formado pela Nova S.A., Moringa e Diálogo Comunicação, (82,30 pontos) e a Filadélfia (81,60 pontos).

Os próximos passos do processo são de habilitação das agências vencedoras, ou seja, apresentação de documentação e o restante da parte burocrática. Depois, as outras agências poderão apresentar recurso. As vencedoras ainda podem acabar desqualificadas por questões processuais até o fim do edital.

O contrato das vencedoras é de um ano, mas pode ser renovado até chegar a dez anos. O valor de quase R$ 100 milhões é anual e distribuído entre as três empresas vencedoras.

A licitação adquire especial relevância por se tratar de um ano eleitoral e da importância que a campanha no ambiente digital adquiriu nos últimos anos. Participantes do processo e ouvidos pelo Estadão/Broadcast disseram que o enfoque das propostas foi a divulgação de ações do Palácio do Planalto.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrará em 2026 com uma série de programas e medidas que têm impacto direto na população de baixa renda e na classe média. Além da isenção do Imposto de Renda para os trabalhadores que ganham menos de R$ 5 mil, que ainda depende de aprovação no Congresso Nacional, a isenção da conta de luz para pessoas do CadÚnico e o novo Vale Gás entram na conta dessas ações.

A licitação para a comunicação digital do governo vem se arrastando desde o início da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O primeiro processo, conduzido pelo ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social Paulo Pimenta, foi anulado por suspeitas de irregularidades. Inicialmente, seria de R$ 197,7 milhões.

O fato de o processo original ter sido cancelado em 2024 levantou suspeitas no setor sobre se haveria novamente um edital de “cartas marcadas” neste ano, com agências previamente definidas para serem as vencedoras.

O Estadão/Broadcast vem acompanhando o processo há semanas, desde que a sessão de entrega das propostas foi realizada, em 2 de setembro. Desta vez, não houve vazamentos. Fontes ouvidas pela reportagem do início do mês passado até a manhã desta segunda-feira, quando o resultado foi anunciado, não tinham informações ou especulações sobre quem seriam as vencedoras.

Ao todo, participaram do processo 18 agências e consórcios. Estiveram na disputa outras grandes empresas do mercado de publicidade, como a Nova S.A. (que tem a conta de publicidade geral da Secom e participou por um consórcio) e a Agência Nacional (que também tem a conta geral da Secom e optou por participar por meio de um consórcio).

A seguir, um resumo das três agências vencedoras da licitação:

Brivia

Agência com quase 20 anos de atuação no mercado, tem entre os principais clientes no setor público atualmente o BNDES e a Petrobras. Também atende o grupo Carrefour, a KPMG, o laboratório Fleury, a Auren Energia, Energiza, entre outros.

Binder

Agência de Brasília com mais de 20 anos de existência, tem diversos contratos de publicidade na capital federal. Cuida das contas do Banco Central e da Caixa. Também tem contratos com Senac, Texaco, Ambev, Chevrolet, entre outras empresas do setor privado e entidades do setor público.

BKR

Agência paulista fundada em 2017, é a mais jovem dentre as vencedoras. Atua no setor de publicidade, produção cultural e produção audiovisual.

 

 

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