Licitação de quase R$ 100 milhões da comunicação do governo Lula tem vencedores; veja quais agências
BRASÍLIA – As agências Brivia, Binder e BKR venceram a licitação de R$ 98,2 milhões aberta pelo Palácio do Planalto para fazer a comunicação digital do governo pelos próximos anos. As duas primeiras já têm décadas de atuação e contas em grandes estatais, autarquias e empresas do setor privado, como o Banco Central, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Caixa, a Texaco e a Chevrolet. A terceira é mais nova, fundada em 2017.
O resultado foi anunciado nesta segunda-feira, 13, em reunião no Palácio do Planalto. O Estadão/Broadcast teve acesso ao resultado final da disputa por meio de pessoas que participaram do encontro.

A Brivia foi a primeira colocada. Teve pontuação total de nota técnica de 92,40. A Binder teve 88,30 pontos. A BKR, 85,80 pontos. As agências que vieram logo depois são a Cafeína (84,50 pontos), o Consórcio NMD, formado pela Nova S.A., Moringa e Diálogo Comunicação, (82,30 pontos) e a Filadélfia (81,60 pontos).
Os próximos passos do processo são de habilitação das agências vencedoras, ou seja, apresentação de documentação e o restante da parte burocrática. Depois, as outras agências poderão apresentar recurso. As vencedoras ainda podem acabar desqualificadas por questões processuais até o fim do edital.
O contrato das vencedoras é de um ano, mas pode ser renovado até chegar a dez anos. O valor de quase R$ 100 milhões é anual e distribuído entre as três empresas vencedoras.
A licitação adquire especial relevância por se tratar de um ano eleitoral e da importância que a campanha no ambiente digital adquiriu nos últimos anos. Participantes do processo e ouvidos pelo Estadão/Broadcast disseram que o enfoque das propostas foi a divulgação de ações do Palácio do Planalto.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrará em 2026 com uma série de programas e medidas que têm impacto direto na população de baixa renda e na classe média. Além da isenção do Imposto de Renda para os trabalhadores que ganham menos de R$ 5 mil, que ainda depende de aprovação no Congresso Nacional, a isenção da conta de luz para pessoas do CadÚnico e o novo Vale Gás entram na conta dessas ações.
A licitação para a comunicação digital do governo vem se arrastando desde o início da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O primeiro processo, conduzido pelo ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social Paulo Pimenta, foi anulado por suspeitas de irregularidades. Inicialmente, seria de R$ 197,7 milhões.
O fato de o processo original ter sido cancelado em 2024 levantou suspeitas no setor sobre se haveria novamente um edital de “cartas marcadas” neste ano, com agências previamente definidas para serem as vencedoras.
O Estadão/Broadcast vem acompanhando o processo há semanas, desde que a sessão de entrega das propostas foi realizada, em 2 de setembro. Desta vez, não houve vazamentos. Fontes ouvidas pela reportagem do início do mês passado até a manhã desta segunda-feira, quando o resultado foi anunciado, não tinham informações ou especulações sobre quem seriam as vencedoras.
Ao todo, participaram do processo 18 agências e consórcios. Estiveram na disputa outras grandes empresas do mercado de publicidade, como a Nova S.A. (que tem a conta de publicidade geral da Secom e participou por um consórcio) e a Agência Nacional (que também tem a conta geral da Secom e optou por participar por meio de um consórcio).
A seguir, um resumo das três agências vencedoras da licitação:
Brivia
Agência com quase 20 anos de atuação no mercado, tem entre os principais clientes no setor público atualmente o BNDES e a Petrobras. Também atende o grupo Carrefour, a KPMG, o laboratório Fleury, a Auren Energia, Energiza, entre outros.
Binder
Agência de Brasília com mais de 20 anos de existência, tem diversos contratos de publicidade na capital federal. Cuida das contas do Banco Central e da Caixa. Também tem contratos com Senac, Texaco, Ambev, Chevrolet, entre outras empresas do setor privado e entidades do setor público.
BKR
Agência paulista fundada em 2017, é a mais jovem dentre as vencedoras. Atua no setor de publicidade, produção cultural e produção audiovisual.