Barroso se despede do STF com jantar em casa para ministros da Corte e integrantes do governo
BRASÍLIA – O ministro Luís Roberto Barroso se despedirá do Supremo Tribunal Federal (STF) com um jantar oferecido para amigos e autoridades em casa, no Lago Sul, bairro nobre de Brasília. Entre os convidados, estará presente o advogado-geral da União, Jorge Messias, tido como o principal nome na disputa pela cadeira vaga na Corte.
Além de Messias, outros integrantes do governo, além de ministros do Supremo e de outros tribunais devem ir ao evento.

Barroso comunicou ao plenário a decisão de antecipar a aposentadoria no Supremo na última quinta-feira, 9. A disputa pela cadeira de Barroso começou antes mesmo do anúncio do ministro, diante de rumores de que a aposentadoria seria antecipada.
Além de Messias, está no páreo o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Embora reúna amplo apoio no Congresso Nacional, o que é importante para o presidente em um momento de tensão entre os Três Poderes, o presidente deve preferir que o parlamentar dispute o governo de Minas Gerais em 2026.
As festas promovidas por Barroso costumam ser motivo para o ministro entoar canções ao microfone. No fim de setembro, quando deixou a presidência do STF, ele subiu ao palco de uma festa oferecida por magistrados para cantar clássicos do samba com uma banda. A expectativa é que repita o feito hoje à noite.