Lula formaliza aposentadoria de Barroso a partir deste sábado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta quarta-feira, 15, o decreto que concede aposentadoria ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso. O ato foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). Segundo a decisão, a aposentadoria começa a vigorar no próximo sábado, 18.

Barroso anunciou que iria antecipar a aposentadoria na última quinta-feira, 9. Ele assumiu a cadeira no STF em 2013, após ser indicado pela presidente Dilma Rousseff, e poderia ficar na Corte até março de 2033, quando atingiria a idade limite de 75 anos.
Nesta quarta-feira, 15, Barroso teve um mal estar e foi levado para o Hospital Sírio Libanês, em Brasília. Ele estava na Corte quando houve uma uma queda de pressão. O ministro está sendo submetido a exames e ficará internado ao menos até amanhã.
Com a saída do ministro, Lula busca um substituto para a vaga. Entre os principais cotados estão o advogado-geral da União, Jorge Messias, e o ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O petista se reuniu com ministros da Corte na terça-feira, 14, no Palácio da Alvorada, para discutir a sucessão. Como revelou o Estadão, parte dos magistrados discorda da preferência de Lula por Messias.