16 de outubro de 2025
Politica

Veja como votou cada deputado na decisão que barrou ação penal contra Gustavo Gayer

BRASÍLIA – Com margem de aprovação estreita, a Câmara aprovou, nesta quarta-feira, 15, sustar a ação penal em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF)contra o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) pelos crimes de injúria, difamação e calúnia.

O placar ficou em 268 votos a favor da sustação, 167 contra e 4 abstenções. Os favoráveis foram 11 a mais do que o quórum mínimo de 257 votos.

O senador Vanderlan Cardoso foi à Justiça acusando Gustavo Gayer de crimes contra a honra.
O senador Vanderlan Cardoso foi à Justiça acusando Gustavo Gayer de crimes contra a honra.

Assim como em outros episódios, pesou novamente o apoio do Centrão ao pedido do PL para barrar a tramitação.

No Republicanos – partido do presidente da Câmara Hugo Motta (PB) – por exemplo, apenas três deputados votaram contra a sustação da ação penal, aberta após queixa-crime do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO).

É a segunda vez que o PL pede para sustar a tramitação de uma ação penal. O primeiro caso envolveu o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), que faz parte do primeiro núcleo acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de ter participado de plano de tentativa de golpe de Estado.

Nesse caso, o plenário da Câmara decidiu por sustar a ação penal com 315 votos a favor e 143 contra após a CCJ tomar a mesma decisão. Na semana seguinte, a Primeira Turma do STF votou de forma unânime para limitar a decisão da Câmara.

Veja como votou cada deputado:

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *