20 de outubro de 2025
Politica

‘Somos PIX direto’, diz secretário da Fazenda suspeito de lavar R$ 1 milhão de operador do PCC

O secretário da Fazenda de Maringá, no Paraná, Carlos Augusto Ferreira, o “Carlão Pim”, foi alvo da segunda fase da Operação Mafiusi, deflagrada nesta quinta-feira, 16, por suspeita de envolvimento com o núcleo financeiro de um esquema de tráfico internacional de cocaína do Primeiro Comando da Capital (PCC) e da máfia italiana.

Em nota, o secretário disse que pediu licença para cuidar da defesa e demonstrar “total isenção e nenhuma ligação com os fatos em investigação” (leia a íntegra da manifestação abaixo).

Policiais federais fizeram buscas na casa dele, no Jardim Guaporé, e apreenderam três carros de luxo – Ferrari, Porsche e Mercedes-Benz.

Carlos Augusto Ferreira é apontado como dono do Pinbank, fintech que teria sido usada para lavar dinheiro do crime organizado, segundo a PF.

Carlos Augusto Ferreira se licenciou temporariamente do cargo de secretário da Fazenda de Maringá.
Carlos Augusto Ferreira se licenciou temporariamente do cargo de secretário da Fazenda de Maringá.

Em nota, o Pinbank informou que o secretário atuou como consultor na instituição por apenas 18 dias, em 2024, e que não tem qualquer vínculo atual com ele.

Conversas encontradas no celular de Klaus Cristhian Volker, apontado como operador do PCC, preso ontem, colocaram a PF no rastro do secretário. O contato estava salvo como “Carlão Pim”.

Em um diálogo, em abril de 2024, o secretário explica como o Pinbank opera: “A gente praticamente é um banco múltiplo sem ser um banco múltiplo. Estamos ainda na categoria de instituição de pagamento. Somos PIX direto. A gente trabalha com as três maiores apostas esportivas hoje, que é a Betano, a Bet365 e a Sporting Bet”.

Conversas entre Carlos Augusto Ferreira e Klaus Cristhian Volker, apontado como operador do PCC, levaram PF ao secretário.
Conversas entre Carlos Augusto Ferreira e Klaus Cristhian Volker, apontado como operador do PCC, levaram PF ao secretário.

Em outra conversa, em dezembro de 2022, Klaus pede ajuda para movimentar recursos sem ser identificado. “Preciso mandar 40 mil para duas contas, mas não gostaria que saísse da minha”. O secretário se dispõe a ajudar: “Se tiver outro colega me avise que eu agilizo aqui”.

Em abril de 2023, Klaus recorre novamente a Carlos Augusto. Pede ajuda para conseguir uma “autorização” para justificar a entrada de R$ 1 milhão em sua conta bancária pessoal. Também tenta um desconto na comissão que aparentemente seria cobrada pela operação: “Carlão, me ajuda com estes 10 mil de taxa, irmão. Tô super apertado. Na real esse dinheiro está contado para a estrela”.

Estrela seria uma distribuidora de combustíveis que, segundo a investigação, foi usada para lavar dinheiro do esquema.

Carlos Augusto foi alvo de buscas e Klaus foi preso preventivamente.
Carlos Augusto foi alvo de buscas e Klaus foi preso preventivamente.

As conversas levaram a Polícia Federal a desconfiar que o secretário tinha conhecimento de que os recursos movimentados pelo Pinbank eram de origem ilícita. O material apreendido nesta quinta será analisado para verificar o alcance do envolvimento dele no esquema investigado na Mafiusi.

Secretário é suspeito de lavar dinheiro do crime, o que ele nega.
Secretário é suspeito de lavar dinheiro do crime, o que ele nega.

COM A PALAVRA, O SECRETÁRIO

Hoje, 16 de outubro de 2025 as 06:30 da manhã fui surpreendido por equipe da Polícia Federal, equipe de Londrina, com um MANDADO DE BUSCA E APREENSAO, em minha residência, os quais foram recebidos e nos colocamos a disposição tendo colaborado com as autoridades naquilo que me foi solicitado.

Desconheço do que se trata pois não tivemos, ainda, acesso ao conteúdo do Inquérito que corre na 23ª Vara Federal de Curitiba sob sigilo, apenas sabemos que os fatos iniciais são de 2022, tendo o numero IPL 2022.0054361-SR/DPF/PR, neste período minha única ocupação era como Executivo do Grupo Empresarial de Saúde Nacional não tendo outra atividade empresarial, consultoria ou participei de Conselhos de Administração de qualquer empresa.

Em minha residência, posso afiançar, que nada ilícito ou obtido de forma torpe foi encontrado e vamos ultimar esforços com nosso advogado para ter maiores detalhes e esclarecer os fatos.

No meu histórico profissional, como Executivo Sênior e Empreendedor a décadas nenhuma mazela foi identificada, assessorei diversos clientes em assuntos específicos nas competências que possuo, fusões, aquisições e melhoria de performance.

Saliento que esta fase de inquéritos diz respeito a prospecção probatória onde não se pode exercer o amplo de direito de defesa ou, ainda no meu caso, qualquer obstaculização e ações das autoridades, o que respeito e respeitarei sempre.

Assim que tivermos acesso ao inquérito policial informaremos maiores detalhes.

Na condição de Secretário Municipal da Fazenda solicitei ao Sr Prefeito licença para ter acesso e compreender o teor do Inquérito e providenciar minha defesa naquilo que couber e certamente demonstrará total isenção e nenhuma ligação com os fatos em Investigação.

COM A PALAVRA, O PINBANK

O Pinbank informa que o Secretário da Fazenda de Maringá, Carlos Augusto Ferreira, foi indicado em 17 de abril de 2024 para o cargo de Diretor-Presidente da instituição, permanecendo designado por 18 dias, período em que atuou apenas como consultor, sem poderes para representar ou se manifestar em nome da companhia. A designação não chegou a ser efetivada e foi posteriormente suspensa por não atender os requisitos formais.

A instituição destaca que não mantém qualquer vínculo atual com o referido Secretário e reitera seu compromisso de transparência e colaboração com as autoridades competentes.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *