20 de outubro de 2025
Politica

PSD anuncia filiação de vice de Zema com foco em 2026 e coloca em xeque destino de Pacheco

O PSD anunciou para o próximo dia 27 a filiação do vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, que deixará o Novo com foco nas eleições de 2026. Como mostrou a Coluna do Estadão, o partido de Gilberto Kassab costura acordo para dar continuidade à gestão de Romeu Zema (Novo), que defende a candidatura do vice a sua sucessão.

A filiação de Simões à sigla coloca em xeque o destino do ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que é o nome preferido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para disputar o governo do Estado no ano que vem.

Uma possibilidade é Pacheco migrar para outra legenda, como o MDB, para ser o candidato de Lula. No entanto, como mostrou a Coluna, o Palácio do Planalto já prepara um “plano B”: o ex-prefeito de Belo Horizonte (MG) Alexandre Kalil, que se filiou ao PDT na semana passada e recebeu aceno da ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.

Pacheco é cotado para a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF) com a aposentadoria antecipada do ministro Luís Roberto Barroso, mas o escolhido deve ser o advogado-geral da União, Jorge Messias. Petistas temem que, mesmo sem ir para a Corte, o senador desista de concorrer ao governo de Minas.

Aliança do PSD com Zema

À Coluna, a prefeita de Uberaba e vice-presidente do PSD mineiro, Elisa Araújo, disse que a legenda tem o compromisso de seguir com a agenda de Zema. Hoje, Simões não pontua bem nas pesquisas. Mas Elisa considera haver espaço para crescer, quando ele assumir a gestão a partir de abril – prazo para Zema deixar o Palácio e disputar outro cargo eletivo.

“Abandonar o Mateus seria desleal”, avaliou. Perguntada se Pacheco teria de sair do PSD para ser o candidato de Lula, ela não comentou.

Mateus Simões cumprimenta Romeu Zema na posse em janeiro de 2023
Mateus Simões cumprimenta Romeu Zema na posse em janeiro de 2023

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *