20 de outubro de 2025
Salvador

Comitivas do Rio de Janeiro e de Rondônia visitam Salvador para conhecer o programa Morar Melhor

Fotos: Betto Jr. / Secom PMS

Reportagem: Gilvan Santos / Secom PMS

O sucesso do programa Morar Melhor já ultrapassou os limites de Salvador e atraiu a atenção de outras cidades e estados. Na próxima semana, estão programadas as visitas do secretário de Ação Comunitária da Prefeitura do Rio de Janeiro, Gustavo Freue, e de uma comitiva do estado de Rondônia à capital baiana para conhecer os detalhes do programa, que reformou 60 mil imóveis e 200 entidades sociais em dez anos de existência. Também desembarcará na cidade Leonardo Ribeiro, representante da Confederação Única das Favelas (Cufa).

O secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas, Luiz Carlos de Souza, receberá as autoridades e explica que o objetivo das visitas é entender as particularidades do programa, para depois replicá-lo. A comitiva de Rondônia vai a campo conhecer imóveis reformados através do Morar Melhor em Cajazeiras XI e Plataforma.

“Acredito que o programa se encaixa perfeitamente em outras cidades. No Rio, por exemplo, a cidade tem as mesmas características que Salvador; são morros, casas sem reboco, vielas e ruas apertadas, e uma população ocupando um espaço geográfico muito pequeno para a quantidade de pessoas. O secretário vem conhecer o projeto com a perspectiva de aplicar lá no Rio de Janeiro”, afirma.

Essa não será a primeira vez que Salvador receberá autoridades interessadas em conhecer o Morar Melhor. Desde que a iniciativa foi lançada, há 10 anos, 15 estados e municípios introduziram modelos do programa depois de conhecer as engrenagens e a eficiência dessa política pública: Camaçari (BA), Tucano (BA), Jitaúna (BA), Santa Cruz da Vitória (BA), Morro do Chapéu (BA), Penedo (AL), Teresina (PI), Fortaleza (CE), São Bernardo do Campo (SP), Sorocaba (SP), Senador Firmino (MG), João Pessoa (PB) e Ananindeua (PA), além dos estados de Goiás e Roraima.

Luiz Carlos destaca que o programa da Prefeitura de Salvador atende preferencialmente imóveis de mulheres chefes de família, e que a obra tem acompanhamento de profissionais especializados. O secretário lembra ainda que a equipe responsável pelo Morar Melhor é multidisciplinar; portanto, além da reforma, são identificadas soluções para maior conforto dos moradores, como ações que melhoram a ventilação ou a iluminação do imóvel.

Além disso, as famílias contempladas recebem a visita da equipe social da Prefeitura. As assistentes sociais identificam programas e benefícios aos quais os moradores têm direito, fazem o cadastro e o encaminhamento.

A escolha das localidades contempladas leva em consideração dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre regiões da cidade com maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento e de pessoas abaixo da linha da pobreza. Não podem ser contempladas residências em situação de risco, casas de aluguel e famílias com renda superior a três salários mínimos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *