Integrantes da Salvamar são campeões em competição de salvamento aquático

Foto: Sobrasa Rescue / Divulgação
Reportagem: Ana Virgínia Vilalva / Secom PMS
Um grupo de salva-vidas da Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) integrou a equipe baiana que ficou em primeiro lugar no Sobrasa Rescue, a maior competição de salvamento aquático da América Latina. A 24ª edição do evento esportivo aconteceu entre os dias 15 e 18 de outubro, no Ceará.
Além dos integrantes da Salvamar, órgão vinculado à Secretaria de Ordem Pública (Semop) da Prefeitura de Salvador, fizeram parte da equipe baiana bombeiros militares do Grupamento Marítimo (GMar) e civis.
O encontro, promovido pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) e o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), tem como objetivo estimular a prática de esportes aquáticos e fortalecer as atividades de salvamento aquático, fundamentais na prevenção de afogamentos em todo o Brasil.
Cerca de 500 pessoas participaram de competições, workshops e palestras, para aprimorar técnicas de salvamento, promover a troca de conhecimentos e fortalecer a rede de profissionais da área.
O coordenador da Salvamar, Kailani Dantas, destaca a importância do troféu para Salvador e a Bahia. “Chegamos em primeiro lugar, à frente de grupamentos importantes que participaram, como Rio Grande do Norte, Paraíba e Rio de Janeiro. Este ano, inclusive, teve até a participação de uma delegação argentina. É importantíssimo a Salvamar participar desses eventos, aprendendo e convivendo com outras instituições de grande porte”, afirma.
Chefe da equipe baiana e salva-vidas há 17 anos, Jader São Pedro conta que a preparação acontece durante todo o ano, com treinos em praias de Itapuã e da Cidade Baixa. “Tivemos seis provas de praia e outras quatro de piscina na competição, então intensificamos os treinos para provas específicas e, nos últimos três meses, nos unimos ao Corpo de Bombeiros”, relata.
Essa é a terceira conquista da equipe baiana na competição. Além do título principal, os salva-vidas baianos trouxeram nove títulos individuais para o estado, com quatro de integrantes da Salvamar, sendo considerados Iron GVs, os Guarda-vidas de Ferro pela Sobrasa. Jader foi o baiano que mais pontuou na faixa etária, com nove medalhas em dez modalidades.
Inspirado no Lifesaving World Championships, uma competição mundial de salvamento aquático, o Sobrasa Rescue foi criado em 1996 no Brasil, consolidando-se ao longo dos anos como um espaço de aprendizado e troca de experiências, reunindo profissionais, estudantes e entusiastas do salvamento aquático. A prática esportiva contribui para a formação de equipes mais preparadas e eficazes, resultando em um impacto direto na segurança das praias e piscinas brasileiras.
Este ano, a Sobrasa foi reconhecida pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) como Confederação Brasileira do Desporto Lifesaving. A expectativa é de que a modalidade se torne um esporte olímpico até 2032.