22 de outubro de 2025
Salvador

Programa Morar Melhor é finalista de prêmio internacional de cidades inteligentes

Fotos: Valter Pontes / Secom PMS
Reportagem: Mateus Soares / Secom PMS

O programa Morar Melhor, da Prefeitura de Salvador, foi selecionado como finalista do prêmio Smart City Awards, promovido pelo Smart City Expo World Congress (SCEWC), considerado o maior evento global de cidades inteligentes. A iniciativa concorre na categoria “Projeto – Infraestrutura e Edifícios”, que reconhece ações inovadoras voltadas à transformação urbana e à promoção de condições de vida mais sustentáveis e equitativas. O evento será realizado entre os dias 4 e 6 de novembro, em Barcelona, na Espanha.

Para o secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas, Luiz Carlos de Souza, a indicação do programa reflete o reconhecimento internacional das políticas habitacionais da capital baiana e reforça o compromisso da gestão municipal com um modelo de urbanismo centrado nas pessoas e orientado pela inclusão social.

“No ano em que o Morar Melhor completa 10 anos, ser finalista de uma premiação tão importante é uma honra e um privilégio. É um reconhecimento para o programa, que já beneficiou mais de 60 mil famílias em toda a cidade. Nossa meta é seguir avançando, devolvendo a autoestima e levando mais qualidade de vida, saúde e conforto para quem mais precisa”, afirmou o secretário.

A indicação do Morar Melhor ao prêmio contou com a atuação do Escritório de Cooperação Internacional (ECI), incluindo a sistematização do programa, a redação do conteúdo institucional em inglês e a coordenação de todo o processo de submissão junto à organização do evento.

Com 10 anos completados em 2025, o programa surgiu para atender famílias que não têm recursos para reformar suas casas, oferecendo melhorias estruturais nas residências. Ao longo de uma década, mais de 60 mil famílias já foram beneficiadas em diferentes bairros da capital baiana.

Entre os serviços mais realizados, estão a troca de telhado, reboco, instalação de esquadrias, pintura e colocação de kits sanitários. Também são feitas rampas de acesso, corrimãos e escadas, de acordo com a necessidade de cada imóvel. As equipes frequentemente se deparam com casas em áreas de risco, problemas estruturais, infiltrações e falta de banheiros, o que evidencia o papel social e transformador do programa.

Todas as regiões da cidade são atendidas pela iniciativa, com destaque para o Subúrbio Ferroviário, Cabula, Tancredo Neves, Cajazeiras, Liberdade e São Caetano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *