Já sabe o que fazer no fim de semana? Confira as dicas de programação cultural
Texto: Luiz Otávio Freire e Thaís Seixas
Foto: Roberjan Magalhães | Divulgação
O fim de semana está chegando e você ainda não sabe o que fazer em Salvador? Não se preocupe, que aqui é o lugar certo para descobrir o que está rolando de bom na cidade entre esta quinta-feira (23) e o domingo (26). Confira:
Animação e audiovisual
Acontece até sábado (25) o VII Animaí – Festival Baiano de Animação e Games, um dos maiores eventos do país dedicados à cultura digital. Contemplado pelo edital Gregórios – Ano IV, da FGM, o evento gratuito promove mostras, oficinas, painéis, encontros de mercado, exposições e atrações culturais, reunindo criadoras(es), produtoras(es), pesquisadoras(es) e público em uma celebração da criatividade e da tecnologia. A programação pode ser conferida no Instagram.
Também apoiado por meio do edital Gregórios, o projeto Caravana Mulheres nas Artes exibe filmes na Associação dos Moradores do Engenho Velho da Federação (Rua Apolinário de Santana, 150), a partir das 18h30. O objetivo é retomar o cineclube da Associação com liderança de mulheres locais. Durante o projeto, serão realizadas 10 exibições semanais de filmes e uma oficina de formação em cineclubismo. As atividades são gratuitas.
Música
Se você prefere curtir uma boa música, vá ao Teatro Gregório de Mattos no fim de semana. O espaço abriga o FestCoros, uma mostra não competitiva de corais que reúne grupos soteropolitanos e visitantes de diversas regiões do país. O evento promove o intercâmbio cultural e a troca de experiências entre diferentes tradições vocais e estilos musicais, fortalecendo o canto coletivo e a diversidade sonora. As apresentações começam às 19h e a entrada é gratuita. Os interessados podem doar alimentos não-perecíveis.
Teatro e dança
Nesta sexta-feira (24), o Cabrito Berra – Festival de Arte do Alto do Cabrito, que foi contemplado pelo edital Territórios Criativos – Ano II, chega à Escola Municipal Padre Norberto. A programação reúne Oficina de Teatro, com Taiana Lemos, das 9h às 12h; o espetáculo “Quem é você? De que povo você é?”, do Grupo de Teatro E², às 16h; e a exibição dos filmes “Memórias Vivas do Cabrito”, “Entre Saberes e Curas” e “Dique: Memórias em Águas Correntes”, a partir das 19h. Já no sábado (25), as atividades acontecem na sede do Grupo Cultural E² (Rua Adilson Leite, 39). A programação está disponível neste link.
A Residência MAFRO da Cia Encruzilhadas disponibiliza uma programação gratuita e aberta ao público, que busca integrar criação artística, formação e difusão cultural. No sábado (25), será o momento da oficina de teatro e dança, destinada a jovens de 10 a 14 anos. A atividade será realizada no Centro Cultural Makota Valdina, localizado na Ladeira de São Miguel, 18 – Centro Histórico.
Entre sexta e domingo, às 19h30, o Teatro Martim Gonçalves abre as portas para a exibição gratuita do espetáculo ‘Homem é Homem’, realizado pelo projeto Bertolt Brecht é Coisa Nossa, celebrando a tradição de montagens do autor alemão na cidade de Salvador.
Confira também o que rola nos Espaços Culturais Boca e Brasa:
Espaço Boca de Brasa Subúrbio 360°
No sábado (25), a partir das 8h, será promovida uma oficina de Street Jazz. O Projeto tem como propósito promover a formação e a vivência artística através de quatro módulos formativos, cada um com um estilo de dança diferente. A cada mês, os participantes têm contato com uma linguagem distinta — Dança Moderna, Street Jazz, Jazz Funk e Danças de Matrizes Africanas.
Espaço Boca de Brasa de Cajazeiras

Sábado é dia de rir com o espetáculo Fanta & Pandora, da Cia. Baiana de Patifaria. A comédia é protagonizada por Fanta Maria e Pandora Luzia, personagens icônicos de “A Bofetada”. As duas improvisam a partir do cotidiano e das notícias do país, criando humor e interação com o público, que participa diretamente do espetáculo. A montagem celebra os 37 anos dos personagens e presta homenagem ao teatro e à gargalhada. A Sessão acontece às 19h e os ingressos estão à venda no Sympla.
