29 de outubro de 2025
Politica

Sócio de Sidônio ganhou todas as cotações que disputou na Caixa para produzir peças publicitárias

BRASÍLIA – O sócio do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira, venceu todas as concorrências que disputou na Caixa Econômica Federal para produzir campanhas publicitárias das agências.

Como revelou o Estadão, a produtora Macaco Gordo, do empresário Francisco Kertész, sócio de Sidônio em uma agência de publicidade aberta para fazer a campanha eleitoral do presidente Lula em 2022, recebeu R$ 12 milhões da Caixa e da Embratur para produzir campanhas publicitárias nos últimos dois anos.

Empresário Chico Kértesz, que é sócio do ministro Sidônio Palmeira, posa com presidente Lula durante a campanha eleitoral de 2022
Empresário Chico Kértesz, que é sócio do ministro Sidônio Palmeira, posa com presidente Lula durante a campanha eleitoral de 2022

Conforme os documentos das 63 campanhas produzidas pela Caixa entre janeiro de 2023 e setembro de 2025, obtidos pelo Estadão pela Lei de Acesso à Informação, a Macaco Gordo disputou seis cotações de preços para executar essas campanhas e venceu as seis, o que representa uma taxa de sucesso de 100%.

Procurado, o dono da produtora e sócio de Sidônio em uma outra agência de propaganda, Francisco Kertész, afirmou que disputou sete concorrências da Caixa e arrematou seis. Ele disse ainda que a produtora disputou sete concorrências da Embratur e ganhou duas. “Desse modo, é mentira que tenhamos ganhado todas as disputas de que participamos”, afirmou.

Após ser indagado sobre qual seria a concorrência na qual a Macaco Gordo foi derrotada, Kertész não respondeu mais. Ainda assim, isso representaria uma taxa de sucesso de 85% nas cotações da publicidade da Caixa, bem acima da média do mercado.

A Caixa foi procurada, mas não se manifestou até a publicação deste texto.

Nenhuma outra produtora que trabalhou nas campanhas da Caixa nesse período obteve esse desempenho. Até mesmo as produtoras que concentravam o maior volume de recursos perderam diversas concorrências ao longo desses anos.

Essas informações fazem parte dos documentos apresentados pelas agências de publicidade à Caixa para prestar contas das 63 campanhas produzidas entre 2023 e setembro de 2025.

Para executar uma campanha publicitária, a agência responsável faz uma cotação de preços com ao menos três produtoras que atuam no mercado. A empresa que apresenta o preço mais barato arremata o serviço. Esses documentos com as três cotações de preços são encaminhados à Caixa como justificativa para a contratação. O Estadão teve acesso à documentação da empresa vencedora e das demais derrotadas nas cotações.

Esses documentos mostram que todas as seis propostas de serviço apresentadas pela Macaco Gordo foram vitoriosas. A produtora do sócio de Sidônio não apareceu em nenhuma outra concorrência como segunda ou terceira colocada.

Para efeitos de comparação, a Ilha Crossmídia, que foi a segunda produtora que mais recebeu recursos para executar as campanhas da Caixa em 2023 e 2024, venceu nove disputas de preço, mas apareceu como derrotada em outras dez cotações. Já a produtora Santeria, que foi a mais contratada pela Caixa em 2023 e a quarta colocada em 2024, venceu 13 concorrências, mas perdeu dez disputas.

Esses dados comparativos demonstram que o desempenho impecável da Macaco Gordo nas concorrências para publicidade da Caixa desviou do padrão do das contratações do banco público e do mercado publicitário.

Procurada, a agência Calia afirmou que encaminha três orçamentos à Caixa para cada campanha publicitária e que o escolhido para a execução é o de menor preço. As agências Binder e Propeg não se manifestaram. A Caixa não respondeu aos questionamentos.

 

 

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