30 de outubro de 2025
Politica

Michelle Bolsonaro e Ibaneis lideram disputa pelo Senado no DF, mostra pesquisa

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e o governador Ibaneis Rocha (MDB) lideram a disputa pelas vagas do Senado pelo Distrito Federal nas eleições de 2026, segundo levantamento divulgado nesta quinta-feira, 30, pelo instituto Paraná Pesquisas. Os dois estão tecnicamente empatados na preferência do eleitorado.

O instituto pediu que os entrevistados citassem até dois nomes, já que cada Unidade da Federação elegerá duas pessoas para a Casa. A pesquisa testou dois cenários distintos, alterando apenas o segundo nome do PL em cada um deles: no primeiro, apareceu a deputada federal Bia Kicis; no segundo, o senador Izalci Lucas.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro são cotados para disputar o Senado
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro são cotados para disputar o Senado

No primeiro cenário, Michelle aparece com 34,1% e Ibaneis com 30,2%. Em seguida, vêm Leila do Vôlei (PDT), com 23,2%; Erika Kokay (PT), com 21,4%; Fred Linhares (Republicanos), com 20,7%; Paulo Octávio (PSD), com 13,7%; Bia Kicis (PL), com 12,2%; José Reguffe (Solidariedade), com 12,1% e Sebastião Coelho (Novo), com 7,9%.

No segundo cenário, a ex-primeira-dama tem 34,3% e o governador 30,7%. Leila do Vôlei tem 22,4%; Erika Kokay, 21,5%; Fred Linhares, 21,5%; Paulo Octávio, 13,3%; Izalci Lucas, 9,8%; Reguffe, 12,5% e Sebastião Coelho, 8,9%.

A pesquisa também sondou os eleitores do Distrito Federal quanto às suas preferências para o governo distrital. A vice-governadora Celina Leão (PP) tem 33,2% das intenções de voto, mas está em empate técnico com o ex-governador José Roberto Arruda (sem partido), considerando a margem de erro de 2,6 pontos porcentuais para mais ou para menos. Arruda trava batalha na Justiça para se tornar elegível em 2026.

O levantamento foi realizado entre os dias 23 e 27 de outubro, com 1.506 eleitores do Distrito Federal. A margem de erro é de 2,6 pontos porcentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *