Omar Aziz apresenta relatório favorável à recondução de Gonet na Procuradoria-Geral da República
BRASÍLIA – O senador Omar Aziz (PSD-AM) procotolou, nesta quinta-feira, 30, relatório favorável à recondução de Paulo Gonet à procuradoria-geral da República (PGR). O documento enviado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) diz que a matéria “já está madura para deliberação”.
Segundo o presidente da CCJ, Otto Alencar (PSD-BA), a expectativa é que o texto seja votado daqui a duas semanas.

No texto, que elabora sobre a carreira do atual procurador-geral, Aziz diz que Gonet tem “atuação apartidária e técnica” e que, no âmbito acadêmico, demonstra “profícua e ativa produção intelectual ao longo de décadas”.
Segundo o rito, mesmo sendo mantido no cargo para mais um mandato, Gonet terá que passar por todas as fases que ocorreram quando assumiu a função. A CCJ fará uma sabatina e, posteriormente, o plenário dará o aval final para a recondução.
Como procurador-geral, Gonet foi o responsável, entre outras coisas, por apresentar a denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais 36 por tentativa de golpe de Estado. Ele também apresentou a alegação final da PGR.
Na primeira indicação, Gonet teve 23 votos a favor e 4 contra na CCJ e, no plenário, 65 votos sim e 11 votos não. Ele substituiu Augusto Aras na função.
 
 

 
			