3 de novembro de 2025
Salvador

Encontro promove alinhamento com ciclistas sobre a agenda cicloviária de Salvador

Foto: Ascom SEMOB

A Secretaria de Mobilidade (Semob) realizou, na manhã deste sábado (1º), o encontro Mobilab Convida: Rede Cicloviária de Salvador, reunindo ciclistas, técnicos e representantes de órgãos municipais no auditório da Semob, na Avenida Tancredo Neves. O evento que teve a presença de representantes da Empresa Salvador Turismo (Saltur) e da Secretaria de Manutenção (Seman) integrou as ações do MobiLab, o Laboratório de Mobilidade de Salvador, um espaço permanente de escuta ativa e diálogo entre a gestão pública e os diversos segmentos ligados à mobilidade urbana.

Durante a oficina, foram apresentados os principais projetos voltados à qualificação da rede cicloviária da cidade, com foco nas ações de expansão e manutenção da infraestrutura. Atualmente, Salvador conta com mais de 300 quilômetros de extensão cicloviária, e a proposta é ampliar esse número de forma planejada e integrada.

Os participantes puderam conhecer os 19 anteprojetos cicloviários elaborados pela Semob, que propõem 22,5 quilômetros de novas infraestruturas e a ampliação de 50 quilômetros por ano até 2028, totalizando 200 km adicionais. Entre as iniciativas apresentadas estão a requalificação de trechos existentes, a integração da malha cicloviária ao sistema BRT e ao metrô e a criação de conexões com instituições de ensino e áreas de grande circulação. Também foram discutidas medidas de manutenção da rede atual e estratégias de incentivo ao uso da bicicleta, com foco na melhoria da sinalização e na ampliação da segurança para os ciclistas.

O secretário de Mobilidade, Pablo Souza, destacou que a proposta do MobiLab é aproximar a população dos processos de formulação e aprimoramento das políticas públicas de mobilidade.

“O MobiLab é um espaço de diálogo que nos permite ouvir, compreender e incorporar as contribuições de quem vive a cidade todos os dias. Essa troca é essencial para construirmos soluções mais eficazes e sustentáveis”, afirmou.

Ele também ressaltou que o fortalecimento da rede cicloviária é um compromisso estratégico da gestão.

“Estamos trabalhando para garantir mais segurança e conforto aos ciclistas, ampliando a infraestrutura e integrando esse modal de forma cada vez mais inteligente ao sistema de transporte urbano de Salvador”, completou o secretário.

Durante o encontro, os participantes foram divididos em grupos temáticos de Expansão e Manutenção da Rede Cicloviária. Também foi criado um painel colaborativo chamado Bicicletário de Ideias, que reuniu sugestões e propostas apresentadas pelos ciclistas para aprimorar a mobilidade por bicicleta na cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *