4 de novembro de 2025
Politica

A avaliação do Planalto sobre o papel de Mourão como vice da CPI do Crime Organizado

O governo Lula comemorou a vitória que obteve nesta terça-feira, 4, na CPI do Crime Organizado, ao emplacar na presidência do colegiado o senador petista Fabiano Contarato (ES). Integrantes do Palácio do Planalto ouvidos pela Coluna do Estadão disseram que mesmo a escolha de Hamilton Mourão (Republicanos-RS) para a vice-presidência foi considerada positiva. Os governistas avaliam que o senador é “sensato”, “mais equilibrado” que a maioria na direita e já demonstrou ter diferenças com o bolsonarismo.

O Planalto também aposta na experiência de Contarato, ex-delegado da Polícia Civil, para evitar que a comissão se torne “palco” para o bolsonarismo e “laboratório extremista”. Havia grande preocupação no governo em evitar uma derrota na escolha do comando do colegiado principalmente após o “trauma” da CPI do INSS.

A estratégia do governo Lula será defender, na comissão, a PEC da Segurança, o projeto de lei antifacção e os resultados da Operação Carbono Oculto, que apontou a relação de postos de combustíveis e fintechs da Faria Lima com o crime organizado.

A oposição, por sua vez, vai apostar no governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), como “vitrine” para desgastar o governo, ao mostrar os resultados positivos do Estado no combate à criminalidade.

Hamilton Mourão (Republicanos-RS), senador
Hamilton Mourão (Republicanos-RS), senador

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *