Relator na CCJ, Omar Aziz diz que Gonet ‘cumpre todos os requisitos’para retornar à PGR
O relator do processo de recondução de Paulo Gonet à Procuradoria-Geral da República (PGR), senador Omar Aziz (PSD-AM), leu nesta quarta-feira, 5, seu parecer durante sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado do Federal.
Na fala, Aziz destacou ser favorável à recondução de Gonet à PGR. Para o senador, o procurador “cumpre todos os requisitos constitucionais e regimentais” para permanecer no comando do Ministério Público da União.

Gonet já cumpriu um mandato como procurador-geral da República e foi novamente indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para continuar no comando da instituição. Se a recondução for aprovada, ele permanecerá à frente do órgão por mais dois anos.
Ao ler o parecer, Aziz citou a atuação de Gonet em ações de combate ao crime organizado e na denúncia da trama golpista que resultou na condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros réus do núcleo principal responsável pela tentativa de golpe de Estado.
Apesar da indicação feita pelo presidente, a recondução depende de aprovação do Senado, em processo que se inicia na CCJ e é concluído no plenário.
