8 de novembro de 2025
Geral

Barreiras ganha prêmio Justiça e Saúde do CNJ com projeto de atendimento ao transtorno do espectro autista

O município de Barreiras, no oeste da Bahia, conquistou o primeiro lugar no Prêmio Justiça e Saúde 2025 nesta quinta-feira (7), promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na categoria Juiz. A premiação reconheceu o projeto focado no atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 

A iniciativa “Diálogo que Transforma Vidas: Como a Justiça, Gestores e Sociedade Criaram uma Solução Modelo para o Tratamento do Autismo”, a mesma une o Judiciário, a Prefeitura de Barreiras, o Ministério Público, a Defensoria Pública e a sociedade civil.

 

O prêmio foi entregue durante o IV Congresso Nacional do Fórum do Judiciário para a Saúde (FONAJUS), em Fortaleza, no Ceara. O evento reconhece soluções que aprimoram políticas públicas de saúde e reduzem a judicialização.

 

Para o vice-prefeito de Barreiras, Túlio Viana (União), e a coordenadora do Centro Especializado em Reabilitação Aníbal Barbosa Filho (CER II), Fernanda Delgado, o projeto fortalece demandas da saúde. “Esse trabalho integrado reduziu praticamente a zero a judicialização de demandas na área da saúde, fortalecendo a confiança das famílias e otimizando os recursos públicos”, conclui Viana.

 

 

Com a premiação, o Centro Especializado em Reabilitação (CER II), desponta uma referência estadual, com os seguintes resultados sendo a prefeitura de Barreiras:

Redução: A judicialização de demandas na área foi reduzida a quase zero.
Aumento de Pessoal: O número de profissionais contratados aumentou em 15.
Estrutura: O número de equipes multiprofissionais saltou de 1 para 12.
Programa: A gestão municipal implantou o projeto TEAcolhe, um espaço de orientação parental, acolhimento e escuta ativa com atividades em horário noturno, após a jornada de trabalho dos responsáveis.

 

Para o magistrado Ricardo Costa e Silva, iniciativas como essa mostram o papel do Judiciário na mediação do diálogo entre as instituições. “Hoje o serviço funciona nos três turnos, incluindo o noturno, voltado ao acolhimento dos pais. É uma ação que cresce a cada dia e que só foi possível graças à parceria e ao comprometimento da gestão municipal”, defende. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *