8 de novembro de 2025
Salvador

Prefeito participa de Mega Aulão e anuncia gratuidade no transporte nos dois domingos do Enem

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

Reportagem: Nilson Marinho e Priscila Machado / Secom PMS

Durante o Mega Aulão IngreSSAr 2025, realizado na tarde desta sexta-feira (7), no Centro de Convenções de Salvador, o prefeito Bruno Reis anunciou a gratuidade no transporte público para os estudantes que irão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A medida valerá para os dois domingos de aplicação da prova, nos dias 9 e 16 de novembro.

“Aproveito a oportunidade, nesse evento com mais de cinco mil jovens, para anunciar que nos dois domingos de realização do Enem o transporte público será gratuito para os estudantes que irão fazer a prova, para não se preocuparem com o valor da passagem”, afirmou o prefeito.

Além da gratuidade na passagem, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) fará um reforço especial na frota de ônibus para as principais regiões da cidade nos dias de prova.

O gestor municipal elogiou o grande público no mega aulão e destacou a importância do evento para os candidatos do Enem: “É a revisão final. Os melhores professores da cidade estão aqui. Edson, professor de Química, foi meu professor no 3º ano. São profissionais de qualidade e que irão contribuir de forma decisiva para melhorar o desempenho dos alunos no Enem. É um momento único, de definir o futuro, encerrar uma fase e iniciar outro ciclo. Uma oportunidade que todo mundo tem de seguir uma profissão e, através do seu trabalho, depois poder realizar os seus sonhos”, afirmou.

Cerca de 5 mil alunos inscritos para o Enem 2025 marcaram presença no Mega Aulão IngreSSAr, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). Professores das principais áreas do conhecimento cobradas no Enem se reuniram no Centro de Convenções para apresentar conteúdos estratégicos, dicas e orientações práticas para a reta final de estudos.

“Mesmo não sendo uma responsabilidade da Prefeitura, porque a nossa obrigação só vai até o Fundamental II, já nos acostumamos a assumir diversas outras responsabilidades em nossa cidade, como proporcionar a esses jovens não só um curso, que foi oferecido para mais de mil alunos durante o ano, mais também esse mega aulão, que está tão lindo e vai ajudar muito para que eles possam brilhar no domingo”, acrescentou Bruno Reis.

Revisão e descontração – O Mega Aulão IngreSSAr reuniu professores de destaque dos principais cursos preparatórios da capital baiana para uma revisão temática nas área de Linguagens, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza. Além da revisão, o encontro foi marcado por momentos de incentivo, com atividades que ajudam a reduzir a ansiedade antes das provas.

A programação incluiu apresentação de DJ, peça teatral, sorteios de brindes e ativações de universidades particulares de Salvador, com ofertas de bolsas de estudo. Os alunos presentes também receberam certificado de comparecimento.

“Hoje é um momento de descompressão, de tirar essa energia tensa. Todos juntos aqui, com professores dando dicas. Se observarmos, o auditório está lotado e todos estão tranquilos e superatentos, ou seja, eles esperam esse momento, para que domingo todos estejam bem tranquilos na realização da prova”, afirmou Fernanda Lordêlo, secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude.

O mega aulão faz parte do programa IngreSSAr, que visa promover o acesso de jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica ao ensino superior, reduzindo as desigualdades e transformando vidas por meio da educação. Apesar de ser voltada prioritariamente para o público do IngreSSAr, a revisão foi aberta também a outros interessados em se preparar para o Enem, com acesso gratuito mediante inscrição.

A atividade contou com intérpretes de Libras, audiodescritores e guias de acessibilidade para acompanhar pessoas com mobilidade reduzida, autismo ou algum tipo de deficiência. “Os intérpretes ficarão do início ao fim, desde a inscrição. Trouxemos abafadores para o caso de alguém ter hipersensibilidade. Temos vários surdos, pessoas com baixa visão na plateia e pessoas autistas que estão aqui também se preparando para o Enem. E a Prefeitura está formando ledores e transcritores para auxiliar durante a prova”, contou Daiane Pina, diretora de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência.

Profissional de Apoio Escolar e estudante da Escola Djalma Pessoa da rede Sesi, Maria Ludmila Monteiro, 29 anos, chegou ao local ainda no final da manhã para garantir lugar na frente. “Eu vim bem cedo para me sentar na frente e poder aproveitar todo o conteúdo. Essa é a primeira vez que eu vou fazer o Enem e vou tentar uma vaga no curso de Direito. Estou achando o evento muito bem organizado, bem receptivo, uma oportunidade de poder canalizar a energia para poder fazer uma boa prova”, contou ela, que veio de Mussurunga.

Enem – O Enem 2025 será realizado nos dias 9 e 16 deste mês em todo o país, com exceção das cidades paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba, onde as provas ocorrerão nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro. 

Neste domingo (9), os estudantes farão 90 questões objetivas de Linguagens e Ciências Humanas, além de Redação. No dia 16 de novembro, serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza, também com 90 questões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *