14 de novembro de 2025
Politica

Centrão vê resistência à recondução de Gonet para PGR restrita ao bolsonarismo no Senado

Senadores do Centrão ouvidos pela Coluna do Estadão dizem que a resistência à recondução de Paulo Gonet na PGR está restrita ao bolsonarismo. O procurador-geral da República, afirmam, têm bom diálogo com o Congresso e é bem-visto até em parte do PL, sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro. Apesar de um receio do governo Lula com a sabatina, que ocorre nesta quarta-feira, 12, os parlamentares não identificaram nenhum movimento concreto para barrar um novo mandato a Gonet.

Há uma expectativa de questionamentos a Gonet sobre as denúncias contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), acusado pela PGR de coação no processo da trama golpista, e também em relação ao ex-presidente. Mas nada que impeça a aprovação do nome do procurador, dizem líderes do Senado.

Como mostrou o Estadão, o Palácio do Planalto aguarda a sabatina de Gonet no Senado antes de definir se o momento é favorável para anunciar a escolha de Jorge Messias para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). Gonet foi indicado para mais um biênio à frente da PGR e, assim como os candidatos ao Supremo, precisa ser sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e ser submetido a duas votações: no colegiado e no plenário da Casa.

Paulo Gonet, procurador-geral da República
Paulo Gonet, procurador-geral da República

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *