13 de novembro de 2025
Politica

Alcolumbre subiu o preço da negociação. Para rir, tem que fazer rir

Para Carlos Andrezza, colunista do Estadão, a recondução de Paulo Gonet à frente da Procuradoria-Geral da República (PGR) acende um alerta no Palácio do Planalto. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer indicar o advogado-geral da União, Jorge Messias, para a vaga em aberto no Supremo Tribunal Federal (STF), mas enfrenta resistência de congressistas, cujo favorito à indicação é o senador Rodrigo Pacheco (PSD).

Segundo Andrezza, o que está em jogo não é o favoritismo de um ou outro nome para a indicação à Corte, e sim o “preço” da negociação entre Lula e Davi Alcolumbre, presidente do Senado. “Alcolumbre subiu o preço da negociação. Para rir, tem que fazer rir”, disse o analista no quadro Andreazza Reage. Para ele, embora Pacheco seja o favorito do Senado, os congressistas tem em mente que Lula já decidiu por Jorge Messias.

A sabatina de Gonet para mais um mandato como PGR foi aprovada por 4 votos além do necessário, uma margem aquém da esperada pelo Planalto, que avaliava a votação como “termômetro” para a eventual indicação de Messias. Após o resultado, interlocutores do governo Lula voltaram atrás e despistaram a relação entre as sabatinas. Veja o vídeo acima.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *