Espaço Cultural da Barroquinha recebe evento que dialoga sobre arte negra
Texto e fotos: Luiz Otávio Freire | Supervisão: Thaís Seixas
O Espaço Cultural da Barroquinha recebeu nesta terça-feira (18) o Multiálogo, encontro marcado por escuta, troca e celebração da arte negra, promovido pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), por meio do Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI).
A tarde foi aberta com o espetáculo ‘O Menino Debaixo da Palha’, apresentado por alunos do projeto ‘Axé’. Dando sequência ao encontro, o presidente da FGM, Fernando Guerreiro, o diretor de Patrimônio e Equipamentos Culturais da FGM, Vagner Rocha, e a coordenadora de Reparação e Promoção de Igualdade Racial da Secretária de Reparação (SEMUR), Hanna Santana da Hora, subiram ao palco para um momento de falas institucionais. “Precisamos defender que pessoas negras alcancem cargos de liderança”, destacou Guerreiro sobre a importância de eventos como esse para a visibilidade negra.

Em seguida, a roda de conversa reuniu os artistas Juraci Tavares, Rainha Vânia Oliveira e Anajara Tavares, com mediação de Saulo de Tasso, compondo um encontro de trajetórias que atravessam diferentes linguagens artísticas. Os diálogos ressaltaram a importância de espaços institucionais que acolham e ampliem as vozes negras na arte.

