Iluminação do Elevador Lacerda recebe menção honrosa em premiação internacional

Fotos: Josép Vidal / LIT Light Design Awards
Texto: Ascom FMLF
Um dos ícones mais importantes do conjunto histórico, arquitetônico e cultural de Salvador, o Elevador Lacerda, foi celebrado no LIT Lighting Design Awards deste ano, com uma Menção Honrosa na categoria Projeto de Arquitetura de Iluminação para Edificação Pública. O projeto premiado se insere na restauração e requalificação do ascensor, que foi realizada pela Prefeitura, coordenado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e elaborado pela A+P Arquitetos Associados. O esquema de iluminação cênica é assinado pelos arquitetos Gerardo Fonseca e Eder Ferreira.
A menção no prêmio internacional reconhece o sucesso do projeto, que tem o objetivo de consolidar o Elevador Lacerda como um marco noturno na paisagem de Salvador. A intenção foi reforçar a presença simbólica do ascensor ao mesmo tempo em que preserva a autenticidade do monumento histórico.
“O Elevador Lacerda é mais do que um equipamento de transporte, representa um marco da arquitetura na paisagem urbana da nossa cidade, em absoluta harmonia com o seu entorno. Trabalhar o projeto de restauro e recuperação do Elevador significou trazer para a contemporaneidade as marcas e características dos 150 anos da sua história. A iluminação, hoje reconhecida, consolida a nossa perspectiva de valorizar e destacar os importantes monumentos da Cidade do Salvador”, avalia a presidente da FMLF, Tânia Scofield.
O LIT Lighting Design Awards é uma premiação anual organizada por uma instituição com o mesmo nome, sediada em Londres. “Essa menção honrosa solidifica a importância do Elevador Lacerda enquanto edificação ícone da cidade, do Brasil e para o mundo. Certeza que, além do projeto da iluminação e do conceito aplicado, está a afirmação da iluminação enquanto meio de expressão arquitetônica para revelar o protagonismo de uma edificação importante no contexto urbano noturno”, avalia o arquiteto Gerardo Fonseca.
Preservação – A vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo (Secult), Ana Paula Matos, destaca o papel estratégico dessas entregas para a internacionalização do destino Salvador. “Essa menção honrosa em uma premiação internacional reforça que a nossa cidade está se consolidando como referência também pela forma como cuida e apresenta os seus monumentos. Quando nossa arquitetura histórica ganha protagonismo à noite, ampliamos o interesse turístico, movimentamos a economia e colocamos a cidade no topo do desejo de quem busca destinos autênticos e culturalmente fortes”, diz.
Para o diretor de Iluminação Pública (Dsip), Ângelo Magalhães, o reconhecimento internacional reforça o papel da luz como ferramenta de preservação e promoção do patrimônio histórico. “Estamos mostrando que a iluminação vai muito além da função técnica. Quando tratamos um monumento com cuidado e criatividade, fortalecemos o turismo, a autoestima da população e a preservação da nossa história”, afirma.
