19 de novembro de 2025
Salvador

Salvador volta a ser destaque no Prêmio Band Cidades Excelentes

Foto: Betto Jr. / Secom PMS

Reportagem: Priscila Machado / Secom PMS

Salvador voltou a se destacar no Prêmio Band Cidades Excelentes, ao conquistar importantes reconhecimentos na edição 2025, realizada na noite desta terça-feira (18), no auditório da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). O prefeito Bruno Reis representou a capital baiana, que venceu em dois pilares avaliados pela premiação: de Governança, Eficiência Fiscal e Transparência e de Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

A iniciativa, que chega à sua 5ª edição, tem o objetivo de incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão pública com base em critérios técnicos do Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA). Além dos dois vencidos, Salvador foi finalista nos pilares de Educação e de Infraestrutura e Mobilidade Urbana. Já no prêmio Geral Cidade Excelente, conquistou o 2º lugar. A capital concorre entre os municípios baianos com mais de 100 mil habitantes.

Bruno Reis destacou a importância das áreas em que Salvador foi reconhecida: “Gestão fiscal, transparência, governança e desenvolvimento econômico: a gente sempre diz que quem não sabe cuidar das contas públicas não tem como cuidar das pessoas. Afinal, não basta você ter os sonhos, ter os projetos, se você não tem os recursos para tirar eles do papel, se você não consegue fazer com que as políticas públicas funcionem. Então, a regra de ouro da nossa gestão é gastar menos do que arrecada, para ter dinheiro para investimentos, para programas e projetos que estão mudando de verdade a vida das pessoas para melhor”.

Além do prefeito, a capital baiana foi representada pela secretária de Comunicação (Secom), Renata Vidal. O diretor regional da Band Norte Nordeste, Augusto Correia Lima, ressaltou a missão da premiação: “A Band faz isso, principalmente, para compartilhar as boas práticas de gestão pública. Esse é o nosso objetivo. Então, a gente divide com os munícipes, divide com outros municípios, o que é que está dando certo. Então, esse é o objetivo principal. Quem ganha com isso é o cidadão”, disse.

Avaliação – O prêmio utiliza o IGMA, índice desenvolvido pelo Instituto Aquila, empresa internacional de consultoria que reúne dados oficiais das cidades brasileiras desde 2021. A plataforma adota conceitos de big data e inteligência artificial para consolidar 72 indicadores em uma única nota final.

São avaliados seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. Os municípios baianos concorrem em três categorias, conforme o porte populacional, e Salvador participa entre as cidades com mais de 100 mil habitantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *