20 de novembro de 2025
Geral

Seinfra diz avançar projeto de pavimentação da BA-274 mesmo com protestos na região na região

A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) anunciou que o projeto executivo para a pavimentação de 5 km do acesso ao distrito de Santa Maria Eterna, localizado no município de Belmonte, na Costa do Descobrimento, está em fase final de elaboração e tem previsão de conclusão ainda em novembro, apesar dos protestos que ocorrem na região.

 

O projeto, que contempla o trecho que passa por áreas residenciais da região, está sendo desenvolvido pelo Consórcio da Costa do Descobrimento e detalha uma parceria de execução entre o Estado e a União. Vale lembrar que, ainda na manhã desta quinta-feira (20), na mesma região, moradores fecharam um trecho da BR-101 em protesto.

 

Mais ao sul, próximo ao ponto onde a pavimentação seguirá em direção à BR-101, o grupo cobra melhorias urgentes no desvio alternativo utilizado desde que a ponte sobre o Rio Jequitinhonha, em Itapebi, passou a restringir a passagem de veículos pesados.

 

Momento da PRF chega no protesto | Foto: Reprodução / Radar News

 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) acompanha a manifestação no local, mas os moradores ainda não informaram quando pretendem liberar a via. Vale lembrar que a BA-274 é justamente uma das opções de desvio na região. Confira no mapa ilustrativo da região:

 

Nos dois protestos anteriores, realizados com poucos dias de intervalo, a BR-101 ficou interditada por quase 24 horas. O bloqueio afeta motoristas que trafegam nos dois sentidos da rodovia. No sentido Itabuna, a interdição ocorre logo após a ponte, em Itapebi, após o distrito de Ventania. No sentido Eunápolis, o bloqueio acontece antes de Ventania e antes da travessia do rio.

 

Em nota enviada para a equipe de Redação do Bahia Notícias (BN), a Seinfra explica que é o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) que será responsável pela primeira etapa dos serviços previstos no planejamento da obra, que inclui:

Terraplanagem;
Drenagem;
Colocação da camada de base para a pavimentação.

 

Após a conclusão dessas etapas estruturais, a Seinfra assumirá a fase final, realizando o asfaltamento da via. Enquanto o projeto é finalizado, o DNIT já executa intervenções em pontos críticos da estrada, utilizando pedra rachão como reforço para a via existente, preparando-a para receber a pavimentação.

 

A Seinfra reforça também na nota que a manutenção das BA’s 274 e 658 — conhecidas como Estrada da Veracel — está sob responsabilidade do DNIT. Esse acordo foi estabelecido por meio de um termo de compromisso assinado em abril, válido enquanto o tráfego na ponte sobre o Rio Jequitinhonha, localizada no km 661 da BR-101, permanecer interrompido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *