21 de novembro de 2025
Politica

Ministros do STF parabenizam Messias por indicação: ‘Está pronto e preparado’; leia declarações

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) se manifestaram sobre a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para ocupar uma cadeira na Corte. Messias foi escolhido nesta quinta-feira, 20, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assumir a vaga deixada pelo ministro aposentado Luís Roberto Barroso. Agora, passará por sabatina no Senado Federal.

Jorge Messias foi indicado para o STF
Jorge Messias foi indicado para o STF

Um dos primeiros a prestar apoio foi o ministro André Mendonça, indicado ao STF pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Parabenizo o ministro Messias pela indicação ao Supremo. Trata-se de nome qualificado da AGU e que preenche os requisitos constitucionais. Cumprimento também o presidente da República por sua indicação. Messias terá todo o meu apoio no diálogo republicano junto aos senadores”, escreveu Mendonça nas redes sociais.

Outros ministros indicados por Lula, Cristiano Zanin e Dias Toffoli, também desejaram sorte e parabenizaram o novo indicado. Toffoli destacou que Messias está “pronto e preparado”. Já Zanin ressaltou que a trajetória “pessoal e profissional” do advogado-geral da União é “irretocável”.

“O ministro Jorge Messias está pronto e preparado para ser um dos 11 ministros do STF. Tem todas as vivências e conhecimentos necessários. Possui experiência de vida pessoal e intelectual; conhece a realidade nacional, tendo trabalhado no Parlamento e no Poder Executivo. E, como AGU, atuou como advogado do Estado e sempre manteve respeito pela Corte. O Senado da República saberá analisar seus múltiplos atributos. Uma vez aprovado, será muito bem-vindo ao STF”, escreveu Toffoli.

“O ministro Jorge Messias tem uma trajetória pessoal e profissional irretocável, marcada pelo notório saber jurídico e pela reputação ilibada, e certamente será um grande ministro do Supremo Tribunal Federal”, elogiou Zanin.

O ministro Luiz Fux, indicado por Dilma Rousseff, também se manifestou sobre a indicação. Fux, que recentemente votou contra a condenação de réus do “núcleo 1” da chamada trama golpista, classificou Messias como um “homem de bem e do bem” e uma “notável aquisição” para o Supremo.

“O dr. Messias é um homem de bem e do bem, um excepcional profissional à frente da AGU, tendo demonstrado, no relacionamento pessoal, fraternidade e respeitabilidade nos momentos de eventual dissenso. Uma notável aquisição para o STF. Veio para somar!”, declarou Fux ao site ConJur.

O ministro Gilmar Mendes afirmou que Messias tem “espírito público” e sempre esteve na “defesa da democracia brasileira”.

“Parabenizo o ministro @jorgemessiasagu pela indicação ao Supremo Tribunal Federal. À frente da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias demonstrou notável espírito público, pautando-se sempre pelo diálogo institucional com o Tribunal e pela firme defesa da democracia brasileira. Desejo-lhe sucesso na sabatina.”

Também fazem parte do Supremo os ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Flávio Dino e Nunes Marques, além do atual presidente da Corte, Edson Fachin, que até o momento não se manifestaram publicamente sobre a indicação.

Além dos atuais ministros, o ministro aposentado Luís Roberto Barroso enviou uma mensagem de parabéns ao indicado por Lula.

“Jorge Messias é uma ótima pessoa, foi um admirável advogado-geral da União e estou certo de que honrará o Supremo Tribunal Federal. Fico pessoalmente feliz com a escolha do seu nome”.

Quem é Jorge Messias

O advogado-geral da União, Jorge Rodrigo Araújo Messias, era procurador da Fazenda Nacional antes de ser indicado para comandar a Advocacia-Geral da União (AGU).

Messias é servidor de carreira, ele ingressou no serviço público em 2002, após ser aprovado em concurso para o cargo de técnico bancário da Caixa Econômica Federal.

O pernambucano é graduado em Direito pela Faculdade de Direito do Recife (UFPE) e integra o Grupo de Pesquisa de Instrumentos e Tecnologias de Gestão da Universidade de Brasília (UnB), onde atua como professor colaborador.

Messias ganhou notoriedade pública em março de 2016, quando o então juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato, divulgou um grampo telefônico de uma conversa entre o presidente Lula e a então presidente Dilma Rousseff. Na gravação, a petista, que estava com uma forte gripe, afirma: “Seguinte: eu ‘tô’ mandando o ‘Bessias’ junto com o papel, pra gente ter ele. E só usa em caso de necessidade, que é o termo de posse, tá?”.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *