Bolsonaro escapa da Papuda, mas vê apelo por anistia esfriar no Congresso
Uma das principais preocupações dos aliados de Jair Bolsonaro sobre sua prisão não se concretizou. Nesta terça-feira, 25, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que ele cumpra a pena definitiva na Superintendência da Polícia Federal em Brasília, e não na Penitenciária da Papuda, como temiam os bolsonaristas. Mas esse alívio vem com uma consequência política: o apelo do PL para emplacar no Congresso uma anistia deve esfriar, segundo lideranças partidárias ouvidas pela Coluna do Estadão.
Há uma avaliação entre parlamentares de que a transferência de Bolsonaro para a Papuda geraria maior comoção social, por conta da saúde frágil do ex-presidente, o que poderia levar o Centrão a embarcar na anistia ou, pelo menos, a colocar mais pressão pelo avanço do projeto de lei da dosimetria. A proposta, relatada pelo deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), prevê unir em apenas um os crimes de tentativa de golpe e abolição violenta do Estado Democrático de Direita, o que resultaria em penas menores para os condenados do 8 de Janeiro e da ação penal da trama golpista. Agora, com o “aceno” de Moraes, esse cenário fica mais remoto.
Em reunião nesta segunda-feira, 24, o PL decidiu colocar todo o foco novamente na pressão pela anistia no Legislativo. Os bolsonaristas resolveram aproveitar a crise do governo Lula com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP) – que se opõe à indicação de Jorge Messias ao STF – para tentar convencer o senador a beneficiar Bolsonaro. Isso porque Alcolumbre foi, até agora, a principal barreira para o avanço da proposta.
No entanto, a demanda dos aliados de Bolsonaro deve enfrentar agora maior resistência do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). O deputado, além de ter rompido relações com o líder do PT, Lindbergh Farias (RJ), também cortou contato com o líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ), o que prejudica a interlocução tanto do Palácio do Planalto quanto da oposição com a cúpula da Casa.

