COP-30: grupo de Schwarzenegger articula parceria entre Pará e Califórnia para prevenir incêndios
A Força-Tarefa dos Governadores pelo Clima e a Floresta (GCFTF, na sigla em inglês), criada pelo ator de Hollywood Arnold Schwarzenegger, articulou durante a COP-30, em Belém (PA), uma parceria entre a Califórnia e o Pará para prevenir incêndios florestais. O objetivo é trocar estratégias e tecnologias para aprimorar a capacidade de proteger florestas e comunidades desses desastres climáticos.
O memorando assinado entre os dois Estados prevê cooperação entre o Vale do Silício e o Vale Bioamazônico, anunciado pelo governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), como um hub de inovação que integra equipamentos e políticas ambientais já em andamento.
Também foi assinado, durante a conferência climática, um memorando entre a força-tarefa de Schwarzenegger, governos amazônicos e instituições de pesquisa. “A cooperação entre governos estaduais e cientistas visa acelerar a transição para uma economia baseada no uso sustentável dos recursos florestais, com foco em inovação e inclusão social”, diz nota do grupo.
A COP-30 começou no último dia 10 e terminou no sábado, 22, sem incluir em seu documento final a criação de um roteiro definindo o que mundo precisa fazer para abandonar os combustíveis fósseis, como petróleo.
A força-tarefa de Schwarzenegger é composta por Estados de 11 países: Brasil, Estados Unidos,México,Colômbia,Peru,Equador,Bolívia,Espanha,Indonésia,Nigériae Costa do Marfim. O grupo é representado no Brasil por Maranhão, Amapá, Tocantins, Pará, Roraima, Mato Grosso, Amazonas, Rondônia e Acre.

