25 de novembro de 2025
Politica

Procurador militar planeja entrar no STM com ação para expulsar Bolsonaro das Forças Armadas em 2026

BRASÍLIA – O procurador-geral da Justiça Militar, Clauro de Bortolli, planeja entrar com representações no Superior Tribunal Militar (STM) pedindo a perda da patente de militares condenados na trama golpista a partir de fevereiro de 2026. Ele afirmou ao Estadão que não havia recebido ainda os autos do processo, que foi oficialmente concluído nesta terça-feira, 25.

As Cortes superiores entram em recesso no dia 20 de dezembro e retomam as atividades em 2 de fevereiro de 2026. Diante da proximidade do recesso, a avaliação do chefe do Ministério Público Militar é que não haverá tempo hábil para preparar a representação ainda neste ano.

Plenário do STM, que julgará os processos de perda de patente contra militares condenados pelo STF
Plenário do STM, que julgará os processos de perda de patente contra militares condenados pelo STF

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está entre os oito integrantes do núcleo principal da trama golpista. Todos foram condenados pelo STF e começaram a cumprir pena nesta terça. Com o trânsito em julgado do processo, cabe ao Ministério Público Militar entrar com ação no STM pedindo a perda de postos e patentes dos militares condenados. O processo é julgado pelo STM, que é composto por 15 ministros.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *