Messias busca votos no Senado para vaga no STF e espera ser atendido por Alcolumbre; veja vídeo
BRASÍLIA — O advogado-geral da União e indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Supremo Tribunal Federal (STF), Jorge Messias, afirmou nesta quarta-feira, 26, que está trabalhando para que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP) o receba.
Como mostrou o Estadão, Messias ligou para Alcolumbre assim que foi escolhido por Lula, mas o senador não atendeu nem retornou — num gesto que foi tratado como indelicadeza e prova de que Alcolumbre vai trabalhar contra sua indicação.

Alcolumbre está insatisfeito pelo fato de Lula ter rejeitado sua indicação ao cargo aberto pela aposentadoria de Luís Roberto Barroso na Corte. O senador queria emplacar o colega Rodrigo Pacheco (PSD-MG) no cargo.
“Em algum momento ele (Alcolumbre) vai me atender, estou trabalhando (para isso)”, afirmou Messias à imprensa nos corredores do Senado.
Messias está fazendo uma peregrinação de gabinete em gabinete para conversar com senadores e pavimentar o caminho para sua aprovação. O Senado precisa dar aval a toda indicação do presidente da República ao STF.
A sabatina foi marcada para 10 de dezembro por Alcolumbre. O prazo é considerado curto, uma vez que Messias precisa reunir 41 votos favoráveis entre os 81 senadores para ser aprovado em plenário.
