29 de novembro de 2025
Salvador

Com mais de 100 postos abertos, Prefeitura intensifica acompanhamento de saúde do Bolsa Família

Foto e texto: Ascom SMS

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promove, neste sábado (29), uma ação estratégica para ampliação da cobertura das condicionalidades de saúde do Programa Bolsa Família. A iniciativa amplia o acesso das famílias beneficiárias ao serviço, que já funciona de segunda a sexta-feira, com a abertura de mais de 100 postos de saúde no fim de semana, das 8h às 16h, em diversos pontos da cidade.

A avaliação é realizada para garantir o bem-estar das famílias e a continuidade do benefício. São verificados o cartão de vacinação, o peso, a altura e o desenvolvimento das crianças menores de 7 anos; o início e a regularidade do pré-natal das gestantes, incluindo atualizações na Caderneta da Gestante; e, no caso das mulheres de 14 a 44 anos, são conferidas as vacinas e a situação geral de saúde. Esses registros permitem identificar necessidades, orientar cuidados e manter em dia as condicionalidades do programa.

A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), por sua vez, mobilizou cerca de 300 Agentes de Desenvolvimento Social (ADS) nesta quinta (27) e sexta-feira (28) para intensificar a busca ativa de famílias que precisam cumprir as condicionalidades de saúde do Bolsa Família.

Durante a operação, os ADS da Sempre percorreram diversos territórios da cidade visitando residências, identificando famílias que ainda não realizaram o acompanhamento e orientando sobre a necessidade de procurar a unidade de saúde mais próxima. O objetivo é ampliar o alcance da convocação feita pela SMS e evitar que famílias percam o benefício.

A Sempre reforça que seu papel é informar, orientar e mobilizar as famílias beneficiárias, enquanto os procedimentos de saúde, como verificação do cartão de vacinação, avaliação nutricional de crianças e adolescentes e pré-natal de gestantes, são realizados exclusivamente pelas equipes da SMS. Nenhum procedimento de saúde é feito nas unidades do Cadastro Único.

“Estamos trabalhando de forma integrada para garantir que as famílias não percam o Bolsa Família. A presença dos nossos agentes nos territórios é essencial para aproximar o serviço público das pessoas. Enquanto a SMS realiza os atendimentos de saúde, a Sempre fortalece esse vínculo com as famílias, esclarecendo dúvidas e mobilizando quem ainda não fez o acompanhamento”, afirmou o secretário da Sempre, Júnior Magalhães.

Benefício – De acordo com Nailza Barbosa, técnica de referência do Bolsa Família na SMS, cumprir essa etapa é fundamental para assegurar o direito das famílias. “Essa ação ampliada é uma oportunidade para que os beneficiários atualizem suas informações com tranquilidade. O acompanhamento obrigatório não é apenas uma exigência, mas uma medida que protege a saúde de crianças, mulheres e gestantes. É um cuidado que garante qualidade de vida e evita qualquer risco de perda ou bloqueio do benefício”, afirmou.

Salvador possui 479.174 beneficiários a serem acompanhados na segunda vigência de 2025 do Programa Bolsa Família. Até o momento, 189.894 beneficiários compareceram aos postos, com percentual de 39,63% de cobertura. O procedimento é obrigatório para a manutenção do benefício e permite ao município registrar informações essenciais, como situação vacinal, crescimento e desenvolvimento de crianças, além do pré-natal de gestantes. A SMS reforça a importância de que todos os beneficiários realizem o procedimento dentro do prazo para evitar bloqueio ou suspensão do benefício.

A lista de unidades que abrirão no sábado será divulgada no Instagram oficial da Secretaria Municipal de Saúde, o @smssalvador, e no site da pasta saude.salvador.ba.gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *