Quem é o cotado ao STJ que avança em apoio de aliados de Bolsonaro
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Silmar Fernandes, receberá no próximo dia 4 uma honraria na Câmara Municipal de São Paulo articulada pela vereadora Zoe Martínez (PL-SP), uma das defensoras mais ferrenhas do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Zoe entregará a Fernandes, em sessão solene, a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo, por serviços prestados. Vereadores ressaltam que ele é reconhecido por ter encampado no TRE uma investigação contra candidatos que teriam ligação com facções criminosas.
O evento terá a presença do prefeito Ricardo Nunes (MDB), de sua esposa Regina Nunes e da Procuradora-Geral de São Paulo, Luciana Nardi.
Cotado para uma vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ), Silmar iniciou sua campanha pela vaga fazendo uma homenagem ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e ministros da Corte, como mostrou a Coluna do Estadão. Agora, avança na conquista de apoio de bolsonaristas.
Em abril de 2026, ficará aberta no STJ a vaga do ministro Saldanha Palheiro, que completará 75 anos, idade de aposentaria compulsória para os magistrados.

Dispõe sobre a outorga de Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão ao Sr. Silmar Fernandes
